ALINHAMENTO ENTRE SISTEMAS DE PRODUÇÃO, CUSTO E INDICADORES DE DESEMPENHO: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v7i2.72Resumo
As evoluções dos sistemas produtivos, em geral, implicam em uma revisão dos sistemas de indicadores e de custos da organização. Isso decorre da necessidade de averiguar corretamente as ações locais no desempenho da empresa em termos operacionais ou econômicofinanceiros. De acordo com a literatura, o alinhamento entre os sistemas de produção, de custeio e de indicadores de desempenho é um pressuposto para o melhor desempenho da empresa. Este trabalho é um estudo de caso de caráter exploratório da trajetória de alinhamento dos sistemas de produção, de custeio e de indicadores de desempenho. Foram realizadas entrevistas em profundidade, reunidos documentos internos da empresa e consultadas a fontes secundárias. Foi feita a descrição das etapas de implantação dos sistemas de produção e foram registrados os incidentes críticos da empresa, momentos em que ocorreram inconsistências entre os sistemas de produção, de custeio e de indicadores de desempenho. Os resultados evidenciaram que o alinhamento depende de ajustes e modificações realizados ao longo da trajetória de alinhamento dos sistemas, conferindo um caráter dinâmico do alinhamento entre os sistemas de produção, de custeio e de indicadores de desempenho, e revelando a importância do processo de aprendizado. Palavras-Chave: Custos, Indicadores, Produção, Aprendizado, Trajetória.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.