Modelo adaptado de planejamento estratégico aplicado à microempresas: um estudo de caso na área de fitness

Autores

  • Eduarda Tirelli Hennig Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ângela de Moura Ferreira Danilevicz Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Camila Costa Dutra Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i2.716

Palavras-chave:

estratégia, planejamento estratégico, microempresa, fitness, estúdio de Pilates

Resumo

O planejamento estratégico é uma ferramenta gerencial importante no cenário empresarial, não devendo restringir-se apenas a grandes empresas. Entretanto, a condução de um processo desse tipo de planejamento em micro e pequenas empresas pode necessitar de atividades adicionais em função de suas características próprias. Este trabalho tem como objetivo identificar e adaptar modelos de planejamento estratégico existentes para o cenário de uma microempresa. Inicialmente, realiza-se um estudo comparativo entre modelos de diversos autores com o fim de identificar suas fases e atividades para, então, definir quais delas devem estar presentes em um modelo a ser utilizado em microempresas. Tal modelo foi aplicado em um estúdio de Pilates e envolveu o estabelecimento de uma identidade organizacional, a realização de uma análise ambiental e a definição dos objetivos estratégicos, das estratégias e de ações para alcançá-los. Por fim, pôde-se identificar a geração de benefícios à organização e, também, as dificuldades encontradas na implantação da ferramenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2012-06-13

Como Citar

Hennig, E. T., Danilevicz, Ângela de M. F., & Dutra, C. C. (2012). Modelo adaptado de planejamento estratégico aplicado à microempresas: um estudo de caso na área de fitness. Revista Produção Online, 12(2), 270–296. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i2.716

Edição

Seção

Artigos