Redução das irregularidades identificadas na aplicação do FMEA de processo: um estudo em produtos estampados
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i4.671Palavras-chave:
FMEA de processo, Qualidade, Confiabilidade, FalhasResumo
A Análise do Modo e Efeito da Falha (FMEA, Failure Mode and Effect Analysis) é um dos requisitos exigidos pela ISO/TS 16949. Entretanto, pesquisam mostram irregularidades no seu desenvolvimento, por parte dos fornecedores das automotivas. O objetivo desse estudo é identificar essas irregularidades, visando sugerir meios para minimizar esse problema. Para isso, questionários são aplicados em sete fornecedores de uma empresa automotiva, incluindo a análise de dez FMEA´s de cada um deles. O trabalho identifica as irregularidades no desenvolvimento do FMEA para um processo de estampagem e ressalta sete fatores que contribuem para que elas aconteçam. Baseado nesses dados, uma estratégia é sugerida, a qual inclui uma planilha de FMEA parcialmente parametrizada, a qual é testada em três destes fornecedores, mostrando uma melhoria significativa.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.