DOMÍNIO DE MERCADO DE CLIENTES: GERENCIANDO RELACIONAMENTOS COM COMPRADORES, INTERMEDIÁRIOS E CONSUMIDORES
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v7i3.67Resumo
O presente artigo apresenta a questão do domínio de mercado de clientes, sendo abordada a conceituação dos subgrupos deste domínio: compradores diretos, intermediários e consumidores finais. Em seguida, realizada-se uma explanação da segmentação destes subgrupos, e finalmente, analisa-se a unidade da tomada de decisões (DMU) e mencionam-se as estratégias de aquisição e retenção de clientes, mediante alguns estudos de caso que ilustram as situações mencionadas. Concluise que, com a ampliação do papel dos clientes nos relacionamentos, os fornecedores ou provedores de serviços têm se preparado para servi-los e atender suas necessidades na troca pelo valor (lucrativo), em forma de dinheiro e negócios repetidos, permitindo o benefício mútuo no relacionamento. Palavras-chave: Marketing de relacionamento. Domínio de mercado de clientes. Segmentação de mercado.Downloads
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