Análise multicriterial em estratégia de operações: estudo de caso com compradores de arroz de seis redes supermercadistas

Marcelo Fernandes Pacheco Dias, Jaime Evaldo Fernstenseifer, Miguel Afonso Sellitto

Resumo


O objetivo deste artigo foi apresentar um estudo de caso múltiplo que mensurou a prioridade dada por seis empresas compradoras de arroz aos critérios de competição observados no setor. O estudo de caso múltiplo foi feito em seis dos maiores supermercados com operações em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A competição no setor foi descrita por uma estrutura em forma de árvore. A primeira camada da estrutura incluiu os critérios preço, qualidade, variedade, imagem, desempenho de entrega e assistência ao comprador. Para a priorização, foi distribuída importância relativa entre os critérios de competição da estrutura, com base no método AHP de apoio à decisão multicriterial. A competição por qualidade foi a mais valorizada por cinco das seis empresas. A sexta valorizou mais a variedade. Comparações internas foram feitas entre os resultados da segunda camada da estrutura de competição.


Palavras-chave


Estratégia de Operações; Critérios Competitivos; Decisão Multicriterial; AHP em Estratégia; Preferências de Compradores.

Texto completo:

PDF/A ♪AUDIO♪


DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i3.669

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


R. Eletr. de Eng. de Produção e Correlatas - ISSN 1676-1901 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).                           Contato: producaoonline@gmail.com