Aplicação e utilização do método unidade de esforço de produção (UEP) para análise gerencial e como ferramenta para o aumento da competitividade
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i3.664Palavras-chave:
Produção, Decisão, Custo.Resumo
O presente estudo demonstra como a utilização do método de custeio por unidade de esforço de produção (UEP), para calculo dos custos unitários de vários produtos produzidos por uma mesma indústria, pode ser utilizado como ferramenta para tomada de decisão e como diferencial competitivo para os gestores de produção, tendo em vista que as informações geradas detalham todos os custos que compõe o produto e seus respectivos gargalos que podem estar encarecendo o produto. O estudo do método foi realizado em uma empresa que atua no abate e processamento de carne de frango de corte, localizada no Paraná. Para realizar este estudo, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva conclusiva, utilizando-se de dados primários e secundários. A metodologia apresenta ainda as muitas formas de se analisar o processo de industrialização e os produtos potenciais que geram mais lucratividade dentro do portfólio existente na empresa, maximizando dessa forma os resultados. Através do exemplo que será apresentado, poderão ser visualizados os custos unitários de cada produto e entender o roteiro deste produto com seus respectivos postos de trabalho e os esforços empregados em cada etapa da fabricação. Em poder das informações geradas pela metodologia de custeio por UEP o gestor poderá realizar uma analise comparando os produtos, seus esforços e identificando oportunidades de redução de custos possibilitando desta forma uma maior competitividade do seu produto final.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.