MONITORANDO O DESEMPENHO AMBIENTAL DAS ORGANIZAÇÕES ATRAVÉS DA PRODUÇÃO MAIS LIMPA OU PELA AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v7i3.66Resumo
A sustentabilidade do planeta trata-se de uma responsabilidade coletiva e ações para melhorar o ambiente global são necessárias, isto inclui a adoção de práticas de produção e consumo sustentáveis. O objetivo deste artigo é realizar uma análise crítica entre a Produção mais Limpa (PmaisL) e a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), que são ferramentas imprescindíveis para o desenvolvimento sustentável do meio ambiente, incluindo aspectos sociais, econômicos e ambientais. Além de relatar a importância do envolvimento das partes interessadas (governo, indústria e sociedade), propõe-se alertar para a responsabilidade social atrelada a individualidade de cada um, que está em crescente interesse mundial, através de pesquisa teórica e estudos de caso. Informações comparativas entre a Produção mais Limpa e a Avaliação do Ciclo de Vida foram levantadas para apresentar afinidades ou não entre estas ferramentas. Constatou-se que a PmaisL está mais focada com a redução de resíduos gerados internamente, enquanto a ACV engloba todo o ciclo de produção, desde a extração da matéria-prima até a disposição do produto e seu retorno ao meio ambiente. Palavras-chave: Avaliação do Ciclo de Vida, Produção mais Limpa, Preservação ambiental, Desenvolvimento sustentável.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.