Uma caracterização de medidas de desempenho para avaliar o postponement: estudos de caso em empresas da indústria de alimentos

Autores

  • Karine Araújo Ferreira Universidade Federal de Ouro Preto
  • Rosane Lúcia Alcântara Chicarelli Universidade Federal de São Carlos
  • Gisele Lorena Diniz Chaves Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i2.655

Palavras-chave:

Medidas de desempenho. Postergação. Postponement. Indústria de alimentos.

Resumo

O postponement, que consiste em retardar a configuração final e/ou movimentação de produtos até que os pedidos dos consumidores sejam recebidos, é uma estratégia cada vez mais utilizada por empresas preocupadas em gerenciar a complexidade e a variedade crescente de produtos. Apesar de 60 anos de investigação sobre o tema, pouco ainda se sabe sobre os resultados de sua aplicação, principalmente na indústria brasileira de alimentos, onde o conceito é ainda pouco discutido. Embora vários autores apontem diferentes medidas para avaliar o desempenho logístico e da cadeia de suprimentos, existem poucos trabalhos que retratem quais destas seriam medidas adequadas para avaliar os impactos do postponement. Assim, nesta pesquisa buscou-se investigar como a estratégia de postponement é aplicada em empresas da indústria de alimentos e quais as medidas de desempenho passíveis de serem usadas para avaliar os resultados dessa aplicação. Para atender estes objetivos, foram desenvolvidos seis estudos de caso em empresas do segmento de fabricação de sucos e conservas de frutas. Os resultados obtidos propiciaram confrontar as medidas de desempenho encontradas na literatura com as indicadas na pesquisa empírica e sistematizá-las de forma a obter uma possível relação de medidas para avaliação da estratégia de postponement.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Araújo Ferreira, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Engenharia de Produção pela UFOP (2003), mestrado em Engenharia de Produção pela UFSCar (2005) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSCar (2009). Atualmente é professora da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em gestão da produção e logística.

Rosane Lúcia Alcântara Chicarelli, Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (1985), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1992) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1997). Realizou parte do seu mestrado na Universidade Luigi Bocconi em Milão / Itália e foi Pesquisador Visitante junto a Michigan State University / EUA, durante seu doutorado. Realizou seu estagio de Pós-Doutorado junto ao Departamento de Supply Chain Management da Michigan State University / EUA durante o ano de 2008. Além disso, é professor associado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), no Departamento de Engenharia de Produção, onde ministra regularmente as disciplinas nos cursos de Graduação e nos Cursos de Especialização em Gestão da Produção. Suas áreas de atuação / interesse são: Gestão Estratégica de Mercados, Logística Empresarial e Agronegócio. Acumula experiência na execução e coordenação de projetos de pesquisa e consultoria, em conjunto com GEPAI, IPARDES/PR, SEBRAE/SP, IICA/MAPA, FAPESP, CNPQ e outros.

Gisele Lorena Diniz Chaves, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos, com estágio sanduíche (um ano) no CRET-LOG, renomado Grupo de Pesquisa em Logística da Université de la Mediterranée (Aix-Marseille II) na França. Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005). Atualmente é professora do curso de Engenharia de Produção do CEUNES/UFES. Fez parte do GEPAI (Grupo de Estudos e Pesquisas Agroindustriais) do Depto de Engenharia de Produção da UFSCAR. Tem experiência na área de Gestão Agroalimentar, com ênfase em Logística e Marketing. Atua principalmente nos seguintes temas: logística reversa, logística e gestão da cadeia de suprimentos, marketing, indústria de alimentos e agronegócios. Participou de estudos para o Ministério da Agricultura e Abastecimento, bem como para o Ministério de Ciência e Tecnologia e IPARDES/Paraná.

Publicado

31-05-2011

Como Citar

Ferreira, K. A., Chicarelli, R. L. A., & Chaves, G. L. D. (2011). Uma caracterização de medidas de desempenho para avaliar o postponement: estudos de caso em empresas da indústria de alimentos. Revista Produção Online, 11(2), 418–446. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i2.655

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.