Análise da competitividade dos estaleiros nacionais fabricantes de embarcações offshore através estudo de casos múltiplos
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i2.652Palavras-chave:
Estaleiros. Gestão. Benchmark. Estudo de caso.Resumo
O artigo apresenta, através do estudo de casos múltiplos, uma análise comparativa da operação de estaleiros nacionais frente a estaleiros estrangeiros selecionados como benchmarks. A escolha destes benchmarks, assim como a dos estaleiros nacionais, foi feita com o apoio de nove executivos dos três maiores clientes do mercado nacional. O escopo da pesquisa consiste em identificar quais as práticas gerenciais adotadas pelos estaleiros estrangeiros mais bem sucedidos devem ser implantadas pelos estaleiros domésticos, de modo a torná-los globalmente competitivos. Adotou-se a técnica de análise de conteúdo e, como resultado, analisou-se o desempenho dos estaleiros fabricantes de embarcações offshore em relação às seguintes dimensões: (i) métodos e técnicas de produção; (ii) arranjo físico; (iii) utilização de tecnologia de informação; (iv) gestão estratégica; (v) planejamento e controle da produção; (vi) utilização de ferramentas de apoio ao projeto e (vii) gerenciamento da cadeia de suprimentos. A pesquisa contribui para a prática gerencial ao propor um conjunto das melhores práticas a serem adotadas pelos estaleiros nacionais de modo a melhorar seu desempenho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.