Modelos de cadeias de laço fechado na indústria de impressão
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i4.641Palavras-chave:
cadeias de suprimento, logistica reversa, cadeias de supriento de laco fechado, nivel de serviço ao clienteResumo
As empresas de grande porte, antes voltadas primariamente para a produção de bens, reposicionam-se, buscando oferecer serviços como forma de aumento de competitividade. Ao mesmo tempo, elas se deparam com um aumento de produtos que retornam dos consumidores por diversos motivadores, impulsionando a aplicação das práticas de gerenciamento da logística reversa e introdução da visão da gestão da Cadeia de Laço Fechado (CLF) ou Closed Loop Supply Chain. Este artigo tem como propósito, por meio de um estudo de caso no setor de impressão, identificar as principais características quanto ao fluxo de retorno de produtos, sendo uma operação focada em varejo e outra, em serviços. Adicionalmente, também se realiza um diagnóstico das práticas, da visão e aplicação dos modelos de CLF nos dois modelos operacionais. Com este trabalho, conclui-se que há diferenças acentuadas no gerenciamento da CLF nos dois modelos de operação em varejo e em serviço e identificam-se as principais brechas em cada uma delas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.