<b>Avaliação ergonômica: Revisão dos métodos para avaliação postural</b>
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v6i3.630Resumo
O grupo de doenças conhecido como LER/Dort representa uma grande preocupação dos profissionais das áreas de saúde e segurança do trabalho. Este grupo de doenças tem forte associação com posturas inadequadas, aplicação de forças e outros fatores de risco desencadeadores de distúrbios osteomusculares. O presente trabalho apresenta e discute três métodos expeditos para avaliação postural, conhecidos nos meios técnicos e científicos por OWAS, RULA e REBA. A conclusão é que todos os métodos apresentam potencial para aplicação e que propiciam uma sistemática de avaliação, que apesar de não ser extremamente precisa, permite ao avaliador uma padronização na coleta de dados que levam em consideração os principais fatores de risco relacionados aos distúrbios osteomusculares. Não é possível fazer uma recomendação direta de qual método utilizar em cada situação, sendo necessário conhecer a atividade a ser avaliada e a características de cada método.
Palavras-Chave: Ergonomia; Avaliação Postural; LER/DORT
<>,.,,.,hDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.