Análise de componentes principais: técnica alternativa de análise de confiabilidade em sistemas complexos multivariados

Luis Felipe Dias Lopes, Robert Wayne Samohyl

Resumo


A confiabilidade de um produto, é sem dúvida, um dos aspectos mais importantes de um programa de melhoria de qualidade. Em função disso, neste trabalho, desenvolve-se uma metodologia multivariada para determinar a confiabilidade e o tempo médio de falha de um produto, cujos componentes tenham seus tempos de vida correlacionados. Para isso, utiliza-se a análise de componentes principais, bem como a utilização de técnicas paramétricas e não-paramétricas para a estimação das funções de confiabilidade, a fim de determinar a eficiência. Na aplicação apresentada, foi possível reduzir um grande número de variáveis (80 peças originais) para um grupo de apenas três variáveis (componentes principais), no qual se chegou a conclusão de que bastaria usar o primeiro componente. Observou-se que a diferença entre a confiabilidade do primeiro componente principal, e a média das confiabilidades das peças originais para três percentis (P10, P50 e P90), pôde ser considerada muito pequena, encontrando-se na faixa de -0,2% a 0,1%. Quanto à análise de custo-benefício, a técnica proposta poderá ser tratada como uma atividade de apoio melhorada, ou seja, uma atividade que não gera aumento nos custos, e sim uma melhoria nos benefícios de implementação, pois a coleta do tempo de vida das peças é inevitável.

Palavras chaves: confiabilidade, componentes principais, sistemas complexos

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v3i2.620

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


R. Eletr. de Eng. de Produção e Correlatas - ISSN 1676-1901 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).                           Contato: producaoonline@gmail.com