Uso de tecnologia da informação na indústria de alimentos e bebidas: um modelo de planejamento para pequenas e médias empresas de manufatura
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i4.585Palavras-chave:
Tecnologia da Informação. Planejamento de Tecnologia da Informação em PME. Planejamento de Pequenas e Médias Empresas.Resumo
As variáveis determinantes do desempenho das pequenas e médias empresas (PMEs) estão associadas aos aspectos de capacidade empreendedora, economia regional, posicionamento no mercado e tipo de gestão operacional. Todos esses aspectos são influenciados pelo uso da tecnologia da informação (TI). Este artigo apresenta os fatores intervenientes no processo de gestão destas empresas e um modelo que contempla a TI como parte integrante do planejamento empresarial. O modelo, baseado na Teoria das Competências, identifica no contexto do negócio da empresa os fatores críticos ao seu sucesso, as capacidades e recursos necessários a sua sustentação e as métricas que deverão refletir a evolução dos resultados da empresa em relação aos seus objetivos. Associado a estas capacidades são identificados os recursos de TI, que deverão ser aplicados para alavancar as competências existentes, ou desenvolver novas competências, em função do foco estratégico e posicionamento da empresa no mercado. Também é apresentado um estudo de caso de uma PME manufatureira de bebidas onde o modelo está sendo aplicado. Apesar do pouco tempo de implantação, são apresentados resultados de algumas métricas que atestam a eficácia do mesmo. A despeito de ainda estar em fase de validação, sendo implantado em empresas de outros setores, o modelo tem se mostrado auspicioso principalmente por se tratar de uma abordagem cognitiva e recorrente, bem apropriada ao processo de gestão das PMEs.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.