Seis sigma: características do programa em onze empresas situadas na região metropolitana de Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i1.583Palavras-chave:
seis sigma, caracterização do programa seis sigmaResumo
O programa Seis Sigma alia fatores gerenciais com ferramentas estatísticas e está implantado em várias empresas atualmente. O Rio Grande do Sul é um estado brasileiro que apresenta grande industrialização, principalmente na região metropolitana de Porto Alegre, e algumas destas indústrias já implantaram o programa Seis Sigma. O objetivo deste artigo é apresentar algumas características gerais do programa Seis Sigma em empresas localizadas nesta região, através de um estudo exploratório. A pesquisa foi iniciada com uma revisão bibliográfica sobre o programa, que subsidiou a elaboração do questionário. Onze empresas participaram da pesquisa em julho e agosto de 2008. Foram utilizadas ferramentas estatísticas e análises qualitativas para análise dos resultados. A maioria das empresas que participou da pesquisa é classificada como de grande porte e utiliza o método DMAIC para implementar o Seis Sigma. A busca pela melhoria dos processos foi apontada como causa de implantação do programa em grande parte das empresas e em somente uma empresa participante o Seis Sigma está implantado em todos os setores, incluindo áreas administrativas. Outro resultado a ser salientado é a falta de critérios claros para definição do quadro de especialistas e a falta de uniformização da formação acadêmica para estes especialistas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.