Seis sigma: características do programa em onze empresas situadas na região metropolitana de Porto Alegre

Autores

  • Jaqueline Terezinha Martins Correa Rodrigues Faculdade Senai de Tecnologia
  • Liane Werner UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i1.583

Palavras-chave:

seis sigma, caracterização do programa seis sigma

Resumo

O programa Seis Sigma alia fatores gerenciais com ferramentas estatísticas e está implantado em várias empresas atualmente. O Rio Grande do Sul é um estado brasileiro que apresenta grande industrialização, principalmente na região metropolitana de Porto Alegre, e algumas destas indústrias já implantaram o programa Seis Sigma. O objetivo deste artigo é apresentar algumas características gerais do programa Seis Sigma em empresas localizadas nesta região, através de um estudo exploratório. A pesquisa foi iniciada com uma revisão bibliográfica sobre o programa, que subsidiou a elaboração do questionário. Onze empresas participaram da pesquisa em julho e agosto de 2008. Foram utilizadas ferramentas estatísticas e análises qualitativas para análise dos resultados. A maioria das empresas que participou da pesquisa é classificada como de grande porte e utiliza o método DMAIC para implementar o Seis Sigma. A busca pela melhoria dos processos foi apontada como causa de implantação do programa em grande parte das empresas e em somente uma empresa participante o Seis Sigma está implantado em todos os setores, incluindo áreas administrativas. Outro resultado a ser salientado é a falta de critérios claros para definição do quadro de especialistas e a falta de uniformização da formação acadêmica para estes especialistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Terezinha Martins Correa Rodrigues, Faculdade Senai de Tecnologia

Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), MBA em Gestão Empresarial pela FGV-Decision (2002), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e cursando Licenciatura em Matemática na Unisul Virtual. Atualmente é professora da Faculdade SENAI de Tecnologia no curso de Tecnologia de Sistemas de Telecomunicações e Engenheira do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações. Atua principalmente nos seguintes temas: Telecomunicações, Qualidade, Gestão de Projetos e Matemática.

Liane Werner, UFRGS

Professora do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da UFRGS, atuando nas engenharia de qualidade e estatística.

Publicado

25-01-2012

Como Citar

Rodrigues, J. T. M. C., & Werner, L. (2012). Seis sigma: características do programa em onze empresas situadas na região metropolitana de Porto Alegre. Revista Produção Online, 12(1), 2–22. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i1.583

Edição

Seção

Artigos