Formulação de estratégias de preço no setor de software: o caso do produto outsourcing de desenvolvimento e manutenção de software

Autores

  • Antonio Cezar Bornia UFSC
  • Priscilla Martins Ramos Mafra
  • Walter Serra Júnior

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v7i4.58

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral discutir a formulação de estratégias de preço no setor de software. No intuito de alcançar o objetivo proposto, apresentam-se os modelos de estratégias de preços e o procedimento para a formulação de estratégias de preço, composto por cinco etapas: análise externa e interna, consolidação, posicionamento, formalização da estratégia de preço e acompanhamento do mercado. Quanto à metodologia, o estudo classifica-se como qualitativo, exploratório, descritivo, documental, de campo e estudo de caso, conforme a abordagem de Vergara (1998). No estudo de caso, aplica-se o modelo para a formulação de estratégias de preço em uma empresa do setor de software, analisando-se o produto outsourcing de desenvolvimento e manutenção de software. Como principais contribuições, ressaltam-se: a aplicação do procedimento de precificação que enfatiza a lógica do apreçamento estratégico e a formulação de estratégias de preços, resultando na análise de cinco fatores principais: qualidade, comparação com a concorrência, ciclo de vida da empresa, ciclo de vida do produto e características do segmento-alvo. Fundamentando-se nos fatores analisados, uma possível estratégia a ser adotada, considerando as características do produto e da empresa, é a estratégia de preço e valor superior. Palavras-chave: Estratégias de precificação. Formulação do preço. Empresas de software.

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Publicado

05-07-2008

Como Citar

Bornia, A. C., Mafra, P. M. R., & Júnior, W. S. (2008). Formulação de estratégias de preço no setor de software: o caso do produto outsourcing de desenvolvimento e manutenção de software. Revista Produção Online, 7(4). https://doi.org/10.14488/1676-1901.v7i4.58

Edição

Seção

Congresso Brasileiro de Custos