Uso do Quality Function Deployment (QFD) na definição do peso das perspectivas e indicadores no Scorecard
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v7i4.56Resumo
Este artigo apresenta a experiência de uma empresa de bens de capital brasileirano uso do Quality Function Deployment (QFD) na determinação do peso de cada perspectiva e indicadores de desempenho do Balanced Scorecard. Mostra o método e o modelo de cálculo adotado, tomando-se como exemplo a área de caldeiraria da empresa. Esta necessidade de modelar o método de cálculo nasceu com a necessidade de avaliar o grau de conformidade de cada área com a estratégia da empresa, produzindo um escore que pudesse ser comparado entre as diversas áreas. Isto evitaria a distorção que seria provocada se o peso das medições fosse definido segundo um critério aleatório de cada área. Palavras-Chave: Gestão, Qualidade, Desempenho, Scorecard, medição, peso.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.