Aplicação do seis sigma em recursos humanos: um estudo de caso em uma empresa eletro-eletrônica
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i2.536Palavras-chave:
Seis Sigma, Seis Sigma em serviços, rotatividadeResumo
Este trabalho apresenta um caso de aplicação da metodologia Seis Sigma na área de recursos humanos de uma empresa de manufatura de componentes eletrônicos. Objetivou-se analisar como a metodologia Seis Sigma foi aplicada e que adaptações se fizeram necessárias para um resultado eficaz. O projeto de Seis Sigma em análise tinha por objetivo a redução da rotatividade de pessoal, ou seja, reduzir o turn over de afastamento. O estudo de caso foi o método de pesquisa utilizado. A estrutura DMAIC (define, measure, analyse, improve and control) foi utilizada no desenvolvimento deste projeto de Seis Sigma. As ferramentas foram apropriadas para dados qualitativos. As principais dificuldades relacionaram-se a incoerência entre dados provenientes de diversas fontes, receio de atribuição de culpa pela alta rotatividade de certas funções da empresa e apreensão quanto ao uso de ferramentas típicas do Seis Sigma, fortemente baseadas em estatística e análise quantitativa. O projeto Seis Sigma atingiu as metas estabelecidas além de gerar envolvimento de diversas áreas da empresa com a gestão de pessoas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.