Biodiesel como fonte de energia em praças de pedágio: uma análise econômica e ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v7i4.53Resumo
O presente artigo visa demonstrar a viabilidade econômica e as vantagens ambientais da substituição do diesel pelo biodiesel, obtido através do óleo de fritura usado, em geradores de energia elétrica. Para tanto, realizou-se um estudo de caso em três praças de pedágio do estado do Rio Grande do Sul que possuem geradores diesel. Os parâmetros técnicos para o estudo dos geradores diesel foram obtidos em experimentos de bancada realizados pelo grupo de pesquisa para nortear o estudo. Os resultados do trabalho foram alcançados ao se verificar que o biodiesel pode ser empregado como substituto do diesel nos geradores das praças de pedágio estudadas seja pelas vantagens econômicas, como ambientais. Deste modo, a realização do presente estudo de caso proporcionou um maior entendimento acerca da temática proposta, além de mostrar a importância das fontes de energia renováveis frente aos acontecimentos ambientais, políticos e econômicos. Palavras-chave: Fonte de energia alternativa, gerador de energia elétrica, biodiesel.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.