Comportamento do consumidor e produtos socioambientais

desafios e oportunidades para o mercado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v24i3.5270

Palavras-chave:

Consumidor, Socioambiental , Sustentabilidade

Resumo

Este estudo aborda o comportamento dos consumidores em relação a produtos socioambientais, destacando a lacuna existente na literatura sobre como as questões socioambientais influenciam as decisões de compra. O gap de pesquisa identificado refere-se à necessidade de uma compreensão mais profunda sobre a forma como os consumidores percebem e priorizam produtos sustentáveis e quais são os fatores que realmente determinam suas escolhas. O objetivo deste trabalho é investigar a percepção e o comportamento dos consumidores em uma cidade específica, utilizando uma abordagem metodológica que integra estudo de caso, pesquisa bibliográfica e pesquisa descritiva. A análise revela que, embora exista uma crescente sensibilidade dos consumidores para com questões socioambientais, a incorporação efetiva desses princípios nas decisões de compra ainda não é predominante. Os resultados indicam que o preço é o principal fator influente nas decisões de compra, seguido pelas características do produto e pela confiança na marca. Apesar da disposição de alguns consumidores em pagar mais por produtos socioambientais, a falta de familiaridade e a limitada disponibilidade desses produtos no mercado são desafios significativos. Para superar essas barreiras, são necessárias estratégias de educação do consumidor, preços competitivos e marketing eficaz. A alta conscientização ambiental entre os consumidores oferece oportunidades para que as empresas evidenciem seus esforços em sustentabilidade. Este estudo contribui para uma compreensão mais detalhada do comportamento do consumidor em relação a produtos socioambientais.

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Biografia do Autor

Fernando Rodrigo Souza, Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (FATEC), Sorocaba, SP, Brasil.

Engenheiro de Produção formado pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, Tecnólogo em: Polímeros, Logística e Gestão da Qualidade, obtidas na Fatec-Sorocaba e Gestão Empresarial obtida na Fatec-Itu. Especialização em Engenharia da Qualidade Integrada e Especialização em Lean Manufacturing pela Anhanguera-Sorocaba. MBA em Lean Seis Sigma e Excelência Operacional, MBA em Gestão da Qualidade e Processos e MBA em Gestão Industrial pela FM2S em parceira UMJ - Centro Universitário Mario Pontes Jucá. Master Black Belt, Auditor Líder 9001:2015. Áreas de pesquisa: Reciclagem de materiais, logística reversa, sustentabilidade, economia circular e na interação entre o processo de fabricação, consumo e descarte, especialmente no contexto do pós-consumo.

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Publicado

16-11-2024

Como Citar

Souza, F. R. (2024). Comportamento do consumidor e produtos socioambientais: desafios e oportunidades para o mercado. Revista Produção Online, 24(3), 5270 . https://doi.org/10.14488/1676-1901.v24i3.5270

Edição

Seção

Artigos