Alavancagem das vendas por cross-selling e up-selling por meio de soluções digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v24i2.5241

Palavras-chave:

Varejo, Cross-selling, Up-Selling, Tecnologias Digitais, Metaverso

Resumo

Nos últimos anos as plataformas de vendas on-line surgiram como alternativa e contribuíram para fortalecer a conexão além do ponto de venda físico entre consumidores e marcas. Pensando nisso, com a intenção de contribuir para o aprimoramento dos conhecimentos relacionados ao comércio em conjunto com o Metaverso, este estudo tem como objetivo principal identificar os requisitos para alavancar as vendas utilizando técnicas consolidadas no mercado – cross-selling e upselling – em itens de moda (vestuário e calçado), por meio de soluções digitais e tecnologias imersivas, as quais estão delimitadas no escopo do Metaverso. A análise das informações levantadas sugere que os varejistas precisam compreender o potencial das novas tecnologias. Essa compreensão permitiria ao varejo contribuir com o aprimoramento de soluções tecnológicas em desenvolvimento, pois soluções mais bem desenhadas podem elevar as experiências dos usuários, bem como coletar e armazenar informações acerca do comportamento de compra dos consumidores. As temáticas envolvidas nesta pesquisa abrangem soluções emergentes no ramo tecnológico e varejista.

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Biografia do Autor

Paula Lamperti Fagundes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS, Brasil.

Doutoranda e Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas na UNISINOS.  Especialista em Gestão Empresarial na FEEVALE. Pesquisadora na UNISINOS. Consultora de empresas e equipe de vendas no varejo de moda.

Giancarlo Medeiros Pereira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS, Brasil.

Doutor em Engenharia Industrial pela Universidade de São Paulo - USP. Pesquisador Sênior na Universidade Paulista (UNIP) de temas como marketing industrial e de serviços, sustentabilidade, universidades empreendedoras, cocriação de valor e operações de serviços. Consultor de Negócios e Sustentabilidade.

Luiz Reni Trento, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS, Brasil.

Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas na UNISINOS. Mestre em Engenharia com Ênfase em Logística e Transporte na UFRGS e Bacharel em Administração de Empresas na UNISINOS. Desenvolvo estudos com pesquisadores internacionais. Tais pesquisas englobam temas acerca de sustentabilidade e marketing industrial. Atuei como executivo durante 27 anos numa multinacional líder de mercado no segmento de sistemas de refrigeração residencial e comercial. Nessa experiência, desenvolvi competências na gestão dos processos de Sales & Operation Planning (S&OP), comercial, projetos, marketing e produção.

Gabriel Sperandio Milan, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS, Brasil.

Doutor em Engenharia de Produção na Área de Sistemas de Qualidade. Mestre em Engenharia de Produção na Área de Qualidade e Gerência de Serviços. Professor e pesquisador na Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Coordenador do MBA em Gestão Empresarial na Unisinos. Consultor e Conselheiro de empresas na área de estratégia e mercado.

Miriam Borchardt, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS, Brasil.

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos atuando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em operações de manufatura e de serviços incluindo negócios com impacto socioambiental, sistemas da qualidade, sustentabilidade organizacional e desenvolvimento sustentável.

Michele de Souza, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS, Brasil.

Doutora e Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela UNISINOS,  desenvolve projetos de pesquisa voltados para a melhoria dos processos produtivos das empresas e o aumento de sua capacidade de inovação. As contribuições obtidas a partir de suas pesquisas visam aprimorar diretamente os resultados e promover a competitividade das empresas onde os estudos são aplicados. Suas principais áreas de interesse incluem operações de serviços, inovação, marketing industrial e tecnologias digitais.

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Publicado

23-06-2024

Como Citar

Fagundes, P. L., Pereira, G. M., Trento, L. R., Milan, G. S., Borchardt, M., & Souza, M. de. (2024). Alavancagem das vendas por cross-selling e up-selling por meio de soluções digitais. Revista Produção Online, 24(2), 5241. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v24i2.5241

Edição

Seção

Artigos