Reformulação do modelo de precificação de uma indústria de plástico flexível
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v24i1.5238Palavras-chave:
Preço de Venda, Plástico Flexível, Processo ProdutivoResumo
A sobrevivência de uma indústria passa pela manutenção da sua posição de mercado e a capacidade de manter o seu processo lucrativo, enfrentando um mercado com extrema competitividade. Porém, essa realização depende muito da relação de vendas com o seu cliente e o preço de venda que é repassado a ele, pois no mundo de negócios, valores sempre falam mais alto do que uma relação amigável. Nesse caso, para ajudar a empresa de estudo, situada no ramo de plástico flexível, a buscar o melhor preço dentro do mercado, enxergando as falhas e oportunidades da empresa, este projeto teve a finalidade de substituir o sistema de precificação já existente por outro que seja compatível com o processo produtivo, trazendo informações cruciais para a análise de vendas e a confiabilidade na formação dos dados apresentados, gerando mais segurança para a empresa no momento de venda. Dessa forma, este projeto se debruçou em compreender o processo produtivo da empresa, entender as suas necessidades comerciais junto a sua posição no mercado, revelando problemas e encontrando soluções para o processo de vendas de seus produtos.
Downloads
Referências
BORNIA, Antonio Cezar. Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas. São Paulo: Atlas, 2010. 232 p.
DUTRA, Rene Gomes. Custos: Uma abordagem prática. 7. ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2010. 464 p.
FROHMANN, Frank. Digital Pricing: A Guide to Strategic Pricing for Digital Economy. 1. ed. Alemanha: Springer, 2023. 338 p.
GREGORIO, Leandro Torres Di; SOARES, Carlos Alberto Pereira. Análise comparativa entre o método custeio baseado no MIX–CBMIX –e outros métodos de custeio. ABCustos. São Leopoldo, v. 8, n. 3, p. 26-50, 2013.
HANSEN, Don R. Cost management accounting and control. South-Western, 2009. 1040 p.
HARADA, Júlio. Extrusão de Plásticos: tecnologia e processamentos. São Paulo: Artliber, 2022. 384 p.
HOPMANN, Christian; WINDECK, Christian; HENNIGS, Marco. Increased output of blown film extrusion lines by using a cooling sleeve. Aachen: Aachen University, 2014.
KAPLAN, Robert S; COOPER, Robin. Cost and Effect: Using integrated cost systems to drive profitability and performance. 7. ed. Boston: Harvard Business School Press, 1998.
KAPLAN, Robert. S; ANDERSON, Steven R. Time-Driven Activity-Based Costing: A Simpler and More Powerful Path to Higher Profits. Harvard Business Review, 2004.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. São Paulo. Pearson Education, 2019.
KOLAřÍK, Roman. Modeling of Film Blowing Process for Non-Newtonian Fluids by using Variational Principles. Zlín: Tomas Bata University, 2012.
LEONE, George Sebastião Guerra. Custos: Planejamento, Implantação e Controle. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
MARSHALL, Alfred. Principles of economics: unabridged eighth edition. Cosimo, Inc., 2009.
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 9. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2003. 370 p.
MENDES, Carlos Magno; TREDEZINI, Cícero Antônio de Oliveira; BORGES, Fernando Tadeu de Miranda; FAGUNDES, Mayra Batista Bitencourt. Introdução à Economia. Florianópolis: UFSC, 2015.
POMPERMAYER, Cleonice Bastos. Gestão de custos nas empresas da Região Metropolitana de Curitiba. Revista da FAE, v. 11, n. 2, 2008
PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva-Técnicas Para Análise De Indústrias e da Concorrência. Elsevier Brasil, 2004.
RODRIGUES, Ricardo Rosseto. Fundamentos de Marketing. Rio de Janeiro: Estácio, 2014.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2017.
SHINGO, Shigeo. A Revolution in Manufacturing: the smed system. New York: Routledge, 1985.
SIGNORELLI, Pedro. Como se preparar e reagir às oscilações da economia. 2022. Disponível em: https://www.suno.com.br/noticias/colunas/pedro-signorelli/como-se-preparar-e-reagi -as-oscilacoes-da-economia/. Acesso em: 01 abr. 2023.
SILVA, Christian Luiz. Gestão estratégica de custos: o custo meta na cadeia de valor. Revista da FAE, v. 2, n. 2, 1999.
YANASE, João. Custos e Formação de Preço: importante ferramenta para tomada de decisões. São Paulo: Trevisan, 2018.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Produção Online
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.