Percepção do conceito de plágio acadêmico entre alunos de engenharia de produção e ações para sua redução

Rafael Garcia Barbastefano, Cristina Gomes de Souza

Resumo


A preocupação com o plágio vem aumentando significativamente no meio acadêmico. Diversos artigos sobre o tema vêm sendo publicados em periódicos de diversas áreas. Entre as razões para tal prática são citados o desconhecimento de legislação, a facilidade de obtenção de trabalhos e a incapacidade de parafrasear por parte dos autores. O objetivo do artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa sobre direitos autorais realizada junto aos alunos de um curso de Engenharia de Produção da Cidade do Rio de Janeiro, além de um conjunto de ações de combate ao uso indevido da propriedade intelectual. A pesquisa, baseada no envio de questionários pela Internet, apontou para o desconhecimento do assunto por parte do alunado e a utilização de fontes de pesquisa sem qualificação.

Palavras-chave: Plágio Acadêmico, Cybercheating, Internet.

Texto completo:

Artigo


DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v7i4.52

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


R. Eletr. de Eng. de Produção e Correlatas - ISSN 1676-1901 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).                           Contato: producaoonline@gmail.com