Proposta de layout para uma fábrica de alfajores utilizando o método SLP
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v24i1.5131Palavras-chave:
Planejamento Sistemático de Layout, Arranjo físico, SLPResumo
Este artigo propõe a aplicação do modelo de Planejamento Sistemático de Layout (SLP) em um contexto prático, apresentando um estudo sobre a importância do arranjo físico na busca pela produtividade e eficiência em uma empresa. O objetivo principal é desenvolver um projeto de layout para uma fábrica fictícia de alfajores. A metodologia adotada compreende o estudo da sequência de fases do SLP e a aplicação de suas ferramentas. A análise abrange desde a definição do local ideal para a empresa até a avaliação de três alternativas de layout para a fábrica, considerando aspectos como produção, matéria-prima, equipamentos, roteiro de fabricação, diagrama de afinidades e de inter-relações. Os resultados obtidos por meio da utilização do SLP são conclusivos, destacando-se a alternativa de layout escolhida, que atendeu a 65,71% das importâncias ponderadas. Esta escolha foi embasada em estudos aprofundados e fundamentados teoricamente, proporcionando uma compreensão mais robusta sobre o tema em questão. Além da proposta prática, este estudo contribui para a literatura ao aplicar o SLP em um contexto específico, fornecendo insights valiosos sobre a gestão eficiente de fábricas. A importância do tema transcende o escopo deste projeto, relacionando-se com desafios contemporâneos na otimização de processos industriais. Em suma, este artigo não apenas apresenta uma aplicação prática do SLP em um ambiente fabril fictício, mas também contribui para o avanço do conhecimento sobre o Planejamento Sistemático de Layout e sua relevância na gestão de processos produtivos.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS. Indústria de Alimentos: Ciência, saúde e segurança na mesa dos Brasileiros. FSB comunicação. São Paulo, 2023.
BÖHMER, D. El. Plano de negócios: indústria de alfajores. 2014.
BRITTO, G. L.; GOIS, J. V. Proposta de melhoria de layout em uma empresa de confecções através da aplicação do método SLP. In: SIMPROD, 7., Anais [...], 2015.
COLEONE, M.; FRÓES, N. J. M. Uma proposta de melhoria no arranjo físico de uma fábrica do setor têxtil. Revista Gestão da Produção, Operações e Sistemas, v. 14, n. 3, p. 98-98, 2019.
CORRÊA, M. Dicionário de gastronomia. Matrix Editora, 2016.
CORRÊA, V. M.; VOLANTE, C. R. Proposta de melhoria no layout de produção utilizando a ferramenta SLP: um estudo de caso em uma indústria de implementos agrícolas. Revista Interface Tecnológica, v. 16, n. 2, p. 393-405, 2019.
DINIZ, B. P. et al. Proposta de um layout de produção alimentícia através do Método SLP e da Ferramenta AutoCad. 2022.
FABI, F. et al. Desafios da Indústria de Alimentos. Universidade de São Paulo, 2017.
MOURA, C. R. et al. Aplicação do Método SLP no desenvolvimento de um layout otimizado em uma empresa têxtil. ScientiaTec, v. 6, n. 2, 2019.
MUTHER, R. Systematic Layout Planning, Second Edition. Boston: Cahners Books, 1978.
PETRY, C. Proposta de arranjo físico através do método SLP em um ambiente operacional de uma empresa de comunicação visual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
RIBEIRO, A. A. Melhoria no arranjo físico de uma fábrica de tintas a partir da aplicação do método de Planejamento Sistemático de Layout (SLP).
RUBERTO, N; AMODEI, S. Plan de negócios: Xigma: alfajores proteicos, 2022.
SANTOS, A. L. V.; REIS, R. R. A Importância do layout para as empresas. Revista Interface Tecnológica, v. 16, n. 2, p. 157-168, 2019.
VIANA, F. L. E. Indústria de Alimentos. Caderno Setorial ETENE. 8, Nº 270, Fevereiro, 2023.
VILLAR, A. M.; NÓBREGA JÚNIOR, C. L. Planejamento das instalações empresariais. João Pessoa: Editora da UFPB, 2014.
ZOLA, F. C. et al. Metodologia para definição de layout de praça de produção de carvão vegetal. 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Produção Online
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.