Gestão de custos na agroindústria de erva-mate

um estudo de caso com aplicação do custeio baseado em atividades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v23i4.5114

Palavras-chave:

Agroindústria, Custeio ABC, Erva-Mate, Ilex Paraguariensis

Resumo

Um dos pilares para o desenvolvimento e a continuidade dos empreendimentos é o conhecimento consistente dos custos dos processos produtivos, só assim as agroindústrias conseguem estabelecer métricas de eficiência econômica que sustentem um desempenho superior. Neste sentido, o presente artigo pretende analisar o custo de cada atividade produtiva ervateira, sob a visão do método ABC, demonstrando como essa ferramenta poderá ser aplicada nas agroindústrias de erva-mate. Buscou-se realizar uma avaliação dos custos aproximados da produção de erva-mate em uma ervateira em Parobé - Rio Grande do Sul, considerando a aplicação do método ABC. Inicialmente faz-se uma narrativa a respeito de como o produto é industrializado, para isto foram desenvolvidos fluxogramas contendo os principais processos relativos às atividades desenvolvidas. Para a análise dos custos foram elaboradas tabelas de conversão de valores e dos cálculos realizados. Esta pesquisa foi caracterizada como estudo de caso, um estudo exploratório. O método ABC se mostrou eficiente para avaliação dos custos da agroindústria estudada. Após a determinação do custo de atividades tornou-se mais claro a distribuição dos recursos, a quantidade e especificidade das atividades desenvolvidas e, por conseguinte, o custo de cada processo foi apurado, o que permitiu a visualização das atividades que consomem mais recursos e dos direcionadores de custo. Deste modo, torna-se possível a avaliação dos custos e a comparação com os valores provenientes de uma possível terceirização. O presente estudo poderá servir como embasamento para atividades de extensão universitária ou para estudos teóricos setoriais e para outras agroindústrias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Tardelli da Silva, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Santo Antônio da Patrulha, RS, Brasil.

Mestre em Sistemas e Processos Agroindustriais na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Campus Santo Antônio da Patrulha, RS, Brasil. Áreas de Interesse: Modelos de Maturidade, Gestão da Inovação, Gestão de Custos, Indústria 4.0, Agricultura 4.0 e Sociedade 4.0.

Marcelo Silveira Badejo, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Santo Antônio da Patrulha, RS, Brasil.

Doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, CEPAN - UFRGS (2005), mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - CEPAN - UFRGS (2000), Engenheiro Agrícola pela Universidade Luterana do Brasil (1998). Atualmente atua como professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) onde ministra as disciplinas para os cursos de Engenharia Agroindustrial: introdução a Engenharia Agroindustrial, Sistemas Agroindustriais, Fatores de Produção Agroindustrial, Contabilidade e Finanças e Planejamento e Gestão de agroindústrias. Na pós-graduação ministra as disciplinas de: Gestão de Custos e Sistemas Agroindustriais.

Ismael Cristofer Baierle, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Santo Antônio da Patrulha, RS, Brasil.

Professor Adjunto no curso de Engenharia de Produção e no Programa de Pós Graduação em Sistemas e Processos Agroindustriais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), campus Santo Antônio da Patrulha. Pós Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Mestre em Sistemas e Processos Industriais pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Áreas de Interesse: Inovação, Competitividade, Indústria 4.0, Agricultura 4.0, Transformação digital, Métodos de otimização de processos e Análise Multicritérios para tomada de decisões. Revisor de eventos nacionais e de periódicos internacionais. Membro do corpo avaliador de projetos de empreendedorismo inovador, iniciação tecnológica e Oficinas 4.0, com foco na Economia 4.0 da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia - FACTO/ES. Experiência e vivência em chão de fábrica, atuando como consultor nas áreas de Engenharia de Produção e Engenharia de Processos.

Ricardo Gonçalves de Faria Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Santo Antônio da Patrulha, RS, Brasil.

Doutor no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2019. Mestrado acadêmico em Engenharia de Produção pela UFRGS (2014). Graduação em Engenharia de Produção pela UFRGS (2011). Atua na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no campus de Santo Antônio da Patrulha (SAP), como professor e pesquisador do curso de Engenharia de Produção e como professor colaborador no Programa de Pós-graduação em Sistemas e Processos Agroindustriais (PPGSPA) da FURG. Atuou nas áreas de Gestão de Custos, Engenharia Econômica e Sistemas de Produção. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Gerencial de Custos e Gestão de Riscos. Endereça grande parte da sua pesquisa ao agronegócio como ambiente de aplicação da Engenharia de Produção.

Referências

AZEVEDO, A. P. F.; GOUVÊA, J. B.; OLIVEIRA, U. R. de. Custeio por absorção X Custeio ABC. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA – SEGET, 3., 2006. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos06/871_CUSTEIO%20POR%20ABSORCAO%20X%20CUSTEIO%20ABC.pdf. Acesso em: 09 nov. 2022.

BADEJO, M. S.; SCHMIDT, P. Aplicação do método de custeio baseado em atividades (ABC), no agronegócio. caso da produção de rosas de corte em estufa. In: CONGRESSO DEL INSTITUTO DE COSTOS E II CONGRESSO DE LA ASOCACIÓN ESPAÑOLA DE CONTABILIDAD DIRECTIVA, 7., 2000.

BALZAN, C.; DALL’AGNOL, R,M. Gestão por atividades na pequena propriedade rural: um estudo de caso envolvendo a aplicação do Método de Custeio ABC. Custos e @gronegócio on line, v. 13, n. 4, p. 17-41, 2017.Disponível em: http://www.custoseagronegocioonline.com.br/numero4v13/OK%202%20ABC.pdf. Acesso em: 11 nov. 2022.

BONFATTI JÚNIOR, E. A.; LENGOWSKI, E. C.; LUDKA JÚNIOR, A. Mapeamento do processo produtivo de erva-mate. Revista Internacional de Ciências, v. 8, n. 1, p. 82–98, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ric/article/view/32500. Acesso em: 20 no. 2023.

BRAGA, G. H. R. et al. Aferição dos custos da qualidade na produção de compensados de madeira pelo método de custeio ABC (Activity Based Costing) e por Absorção. Custos e @gronegócio on line - v. 16, n. 3, p. 382-410 jul./set.,2020. Disponível em: http://www.custoseagronegocioonline.com.br/numero3v16/OK%2016%20compensados.pdf. Acesso em: 14 nov. 2022.

CHING, H. Y. Gestão Baseada em Custeio por Atividade – ABM – Activity Based. Management. São Paulo: Editora Atlas. 1997.

DOCENA, D. R.; VIZZOTTO, M. J.; PAULUS, L. Contabilidade de custos: uma ferramenta para gestão empresarial. RECSA - Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas, Garibaldi/RS, v.6, n.2, p. 119-143, jul./dez., 2017. Disponível em: https://revista.fisul.edu.br/index.php/revista/article/view/88. Acesso em: 7 nov. 2022

EMBRAPA - EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Sistema de produção da Erva 20. Embrapa Florestas, 2019. Disponível em: https://www.embrapa.br/florestas/erva-mate. Acesso em: 17 nov. 2022.

ESMELINDRO, M. C. et al. Caracterização físico-química da erva-mate: influência das etapas do processamento industrial. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, v. 22, n. 2, p. 193-204, mai./ago., 2002.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7 ed. São Paulo: GEN – Atlas, 2022. 208 p.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Erva-Mate – O rio Grande do Sul é o maior produtor nacional de folha verde de erva-mate. Economia. 2022. Disponível em: https://atlassocioeconomico.rs.gov.br/erva-mate#:~:text=No%20Brasil%2C%20o%20estado%20do,Sul%20com%201.412%20toneladas%2Fano. Acesso em: 16 nov. 2022.

GUINZELLI, B.; CERUTTI, F. A. F.; BATTISTI, L. Método de custeio: um estudo de caso na Indústria de Erva Mate Cerutti LTDA. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS – ABC, Anais [...], 2012. Disponível em: https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/249. Acesso em: 7 nov. 2022.

HANSEN, D. R.; MOWEN, M. M. Gestão de custos: contabilidade e controle. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

IUDÍCIBUS, S.; MARTINS, E.; GELBCKE, E. R. Manual de contabilidade das sociedades por ações. São Paulo: Atlas, 2000.

LONDERO, A.; LOPES, F.; SAGGIN, K. D. Erva-mate: legislações atuais e futuras em busca da segurança alimentar. Governo Estadual do Rio Grande do Sul. Informativo Técnico do DDA, n. 12, dez., 2014. Disponível em: https://www.agricultura.rs.gov.br/upload/arquivos/201612/02101303-inftec-57-erva-mate-legislacoes-atuais.pdf. Acesso em: 16 nov. 2022.

OMAR, D. Erva-mate: sistema de produção e processamento industrial. Dourados, MS: UFGD; UEMS, 2009. 288p.

PEREIRA, S. I. M. Custeio por atividades (ABC) e unidade de esforço de produção (UEP): similaridades, diferenças e complementaridades. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade: Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015

PERON, D.A. Z. Sistema de Custeio ABC e a implementação na agroindústria D.A.Z., Lda. 2021. Dissertação (Mestrado de Controle de Gestão e dos Negócios) - Instituto Politécnico de Lisboa, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Lisboa, 2021. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.21/13303. Acesso em: 14 nov. 2022.

POZZEBON, M. F.; MARTINS, V. A.; JUNIOR, J. J. Análise de Viabilidade da Aplicação do Método de Custeio ABC em uma Empresa Prestadora de Serviços Contábeis. REPAE –Revista Ensino e Pesquisa em Administração e Engenharia, v. 3, n. 2, p. 229-251, mai./out., 2017. Disponível em: https://repae-online.com.br/index.php/REPAE/article/view/99/pdf_35. Acesso em: 10 nov. 2022.

ROSA, F. F. A Contabilidade de custos e sua relevância para a gestão. 2010. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, GOVERNANÇA E GESTÃO. Quantidade produzida de erva mate 2018-2020 – BR. Atlas Rio Grande do Sul. 2022. Disponível em: https://atlassocioeconomico.rs.gov.br/midia/imagem/map-2018-2020-erva-mate-br. Acesso em: 16 nov. 2022.

VIEIRA, G. G.; ALMEIDA, L. S.; ROCHA, J. S. Gestão de custos na produção do gado de corte: um estudo em uma propriedade rural de Muritiba BA. XXVIII Congresso Brasileiro de Custos – Associação Brasileira de Custos, 2021. Disponível em: https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/download/4884/4898/5026. Acesso em: 10 nov. 2022.

Publicado

22-03-2024

Como Citar

Silva, F. T. da, Badejo, M. S., Baierle, I. C., & Corrêa, R. G. de F. (2024). Gestão de custos na agroindústria de erva-mate: um estudo de caso com aplicação do custeio baseado em atividades. Revista Produção Online, 23(4), 5114 . https://doi.org/10.14488/1676-1901.v23i4.5114

Edição

Seção

Artigos