Riscos associados à seleção de fornecedores de agroindústrias de rapaduras em Santo Antônio da Patrulha - RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v24i3.5022

Palavras-chave:

Riscos da Cadeia de Suprimentos, Análise Multicritério, MOORA, Qualidade

Resumo

 A globalização econômica e aumento das incertezas a nível local e nacional apontam que as cadeias de suprimentos estão cada vez mais complexas e vulneráveis a riscos. Este trabalho busca identificar os elos da cadeia produtiva das agroindústrias de rapadura localizadas no município de Santo Antônio da Patrulha, Rio Grande do Sul, e mapear os principais riscos da sua cadeia de suprimentos para estabelecer critérios associados à seleção de fornecedores. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e coleta de dados das agroindústrias por entrevista estruturada. O método multicritério MOORA foi utilizado para avaliar a relevância dos riscos na seleção de fornecedores. Os resultados mostraram que pontualidade na entrega e qualidade são os critérios mais importantes. Os critérios de maior influência para o amendoim, principal matéria-prima, são qualidade e conformidade com as especificações e legislações. Além disso, evidencia-se uma preocupação com disponibilidade e recebimento, comum a todas as matérias- primas, fazendo com que as agroindústrias busquem fornecedores que tenham bom histórico de atendimento, minimizando os riscos de produção. Para embalagens, prioriza-se qualidade e velocidade na hora da compra. O preço não aparece como fator de destaque em nenhuma categoria. Essas evidências indicam onde focar ações para que os riscos não afetem ou afetem em menor intensidade as agroindústrias do setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sacha Killes Cachoeira Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Santo Antônio da Patrulha, RS, Brasil.

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É graduada em Engenharia Agroindustrial de Indústrias Alimentícias pela Universidade Federal do Rio Grande (2018) e obteve o título de mestre (2023) em Sistemas e Processos Agroindustriais pelo Programa de Pós-graduação em Sistemas e Processos Agroindustriais (PPGSPA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Suas áreas de interesse incluem Indústrias alimentícias, Cadeias produtivas e Sistemas agroindustriais, Gestão de riscos.

Ricardo Gonçalves de Faria Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Santo Antônio da Patrulha, RS, Brasil.

Ricardo Gonçalves de Faria Corrêa - Professor Adjunto no curso de Engenharia de Produção e no Programa de Pós-graduação em Sistemas e Processos Agroindustriais (PPGSPA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), localizada no campus de Santo Antônio da Patrulha (SAP). É graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011) e obteve título de mestre (2014) e doutor (2019) em Engenharia de Produção pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Suas áreas de interesse incluem Gestão de Custos, Gestão de Riscos, Engenharia Econômica, Ciência da Decisão, Análise de Dados, Agricultura 4.0 e Gestão de Sistemas Produtivos Agropecuários. Ele atuou como consultor em projetos nas áreas portuária, mineradora, hospitalar, de restaurantes, de bovinocultura de corte, agronegócio, metalomecânica e de serviços.

Ismael Cristofer Baierle, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Santo Antônio da Patrulha, RS, Brasil.

Professor Adjunto no curso de Engenharia de Produção e no Programa de Pós Graduação em Sistemas e Processos Agroindustriais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), campus Santo Antônio da Patrulha. Pós Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Mestre em Sistemas e Processos Industriais pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Áreas de Interesse: Inovação, Competitividade, Indústria 4.0, Agricultura 4.0, Transformação digital, Métodos de otimização de processos e Análise Multicritérios para tomada de decisões.

Juliana da Silveira Espindola, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Santo Antônio da Patrulha, RS, Brasil.

Professora Adjunta na Escola de Química e Alimentos, Campus Santo Antônio da Patrulha (EQA - SAP), da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, desde 2014. Atua nos cursos de graduação em Engenharia Agroindustrial Agroquímica e Indústrias Alimentícias, e no programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Agroindustriais (PPGSPA). É graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e obteve título de mestre (2010) e doutora (2014) em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas áreas de interesse incluem o Desenvolvimento de Processos Agroindustriais com foco em Biomassa e Energia, Processos Termoquímicos, Operações Industriais e Equipamentos e a Dinâmica de Processos Agroindustriais com foco nas cadeias produtivas e seus impactos ambientais.

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA). Resolução-RDC nº

, de 22 de setembro de 2005. Aprovar o “regulamento técnico para açúcares e produtos para adoçar”, constante do anexo desta resolução. Brasília, df: ANVISA, 2005. Disponível em: https://antigo.anvisa.gov.br/documents/10181/2718376/RDC

_271_2005.pdf/60720f7d-692f-4d61-b9e0-97204b0cf9ea. Acesso em: 7 jul. 2021.

ANSARI, Z. N.; KANT, R. A state-of-art literature review reflecting 15 years of focus on sustainable supply chain management. Journal of Cleaner Production, v. 142. 2017. 2524-2543 p.

ARAÚJO, W.D.; GONELI, A.L.D.; SOUZA, C.M.A.; GONÇALVES, A.A.; VILHASANTI,

H.C.B. Propriedades físicas dos grãos de amendoim durante a secagem. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental Campina Grande. v.18, n.3. Paraíba, 2014. 279-286 p.

BAIERLE, I. C. Relação e influência entre inovação e competitividade em micro e pequenas empresas do sul do Brasil. Tese de Doutorado do Programa de Pós- Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo, 2019;

BAILY, Peter. FARMER, David. JESSOP, David. JONES, Davis. Compras Princípios e Administração. São Paulo: Editora Atlas, 2000.

BARBOSA-PÓVOA, A. P.; SILVA, C.; CARVALHO, A. Opportunities and

Challenges in Sustainable Supply Chain: An Operations Research Perspective.

European Journal of Operational Research, 2017.

BONI, V.; QUARESMA, S.J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC. v. 2, n. 1, jan/jul. 2005. 68-80 p.

BRAUERS, W.K.; ZAVADSKAS, E.K. The MOORA method and its application to privatization in a transition economy. Control and Cybernetics, 23. 2006. 445-469 p.

CALACHE, L.D.D.R. Comparação de técnicas Fuzzy para a decisão em grupo aplicadas à seleção de fornecedores. Dissertação de Mestrado. Escola de Engenharia de São Carlos. São Carlos. 2018.

CARVALHO, M. M.; BUENO, R. C. O. F.; CARVALHO, L. C.; GODOY, A. F.;

FAVORETO, A. L.; Importância econômica e generalidades para o controle de Telchin licus Drury, 1773 (Lepidoptera: Castniidae) em cana-de-açúcar. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v. 9, n. 17, 2013.

CASTRO, A.M.G. de. Análise da Competitividade de Cadeias Produtivas, Workshop de Cadeias Produtivas e Extensão Rural na Amazônia. Manaus. 2000.

CHAVES, J.B.P.; DA SILVA, C. A.; FERNANDES, A.R. Produção de açúcar

mascavo, melado e rapadura. Sistema de Apoio à Avaliação Financeira de Empreendimentos Agroindustriais – SAAFI-Agro, 1999.

CHEN, P.S.; WU, M.T. A modified failure mode and effects analysis method for supplier selection problems in the supply chain risk environment: A case study. Computers and Industrial Engineering. v-66, n. 4. 2013. 634-642p.

COLUCCI, C. Um estudo exploratório sobre a seleção de fornecedores de aromas e corantes em indústrias de alimentos e bebidas. Dissertação de Mestrado do Centro Universitário Álvares Penteado. São Paulo, 2005.

COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO (CONAB). Safra brasileira de

cana-de-açúcar. Brasília, Boletim maio 2021. Disponível em: https://www.conab.gov.br/info-agro/safras/cana. Acesso em: 07 jun. 2021.

CRUZ, M.O.R. O futuro do papelcartão na indústria de embalagens do segmento de alimentos secos no Brasil: caso Suzano e Papel Celulose. Monografia da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2016.

DA SILVA, J. A. B. Métodos e práticas colaborativas na cadeia de suprimentos: revisão de literatura. Navus Revista de Gestão Tecnológica, v. 9, n. 2. 2019. 76-91 p.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA (EMBRAPA).

Processamento da cana-de-açúcar. Brasília: EMBRAPA, 2021. Disponível em: https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/cultivos/cana/pos- producao/processamento-da-cana-de-acucar Acesso em: 06 jul. 2021.

FAGUNDES, M.V.C. Modelagem da gestão de riscos da cadeia de suprimentos na indústria de petróleo e gás. Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial da Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2021.

FARIAS, A.R.B.P. Gerenciamento de riscos na cadeia de suprimentos baseado em sistemas dinâmicos. Monografia da Universidade Federal de Pernambuco. Caruaru, 2020.

FREITAS, A.C. Desenvolvimento de novas tecnologias para produção de xarope de glicose a partir de amido. Dissertação de Mestrado ao Instituto de Biociências do Câmpus de Rio Claro da Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, 2012.

GOLDRATT, E. M.; COX, J. A Meta: Um Processo de Melhoria Contínua. São Paulo: Editora Nobel, 2003.

GOUDA, S. K.; SARANGA, H. Sustainable supply chains for supply chain sustainability: impact of sustainability efforts on supply chain risk. International Journal of Production Research, v. 56, n. 17. 2018. 5820-5835 p.

GURGEL, F. A. Administração da embalagem. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

HO, W.; ZHENG, T.; YILDIZ, H.; TALLURI, S. Supply chain risk management: A literature review. International Journal of Production Research. v.53, n. 16. 2013. 5031-5069 p.

JACINTHO, V. G.; KROENKE, A. Indicadores econômico-financeiros de empresas brasileiras: uma comparação entre setores. Revista Ambiente Contábil. v. 13, n. 1, Jan./Jun, 2021.

JESUS, P.P.; PEREIRA, L.A.G. Logística agroindustrial, transportes e exportações do complexo da soja no estado de Minas Gerais, Brasil. Revista transporte y território. Janeiro-junho. 2020. 319-344 p.

KARANDE, P.; CHAKRABORTY, S. Application of multi-objective optimization on the basis of ratio analysis (MOORA) method for materials selection. Materials and Design, 37. 2012. 317–324 p.

KUMAR, M.; VRAT, P.; SHANKAR, R. A Fuzzy Programming Approach for Vendor Selection Problem in a Supply Chain. Int. J. Prod. Econo., v. 101. 2006. 273-285 p.

LOURENZANI, W.L.; LOURENZANI, A.E.B.S. Potencialidades do agronegócio brasileiro de amendoim. XLIV CONGRESSO DA SOBER. Questões Agrárias, Educação no Campo e Desenvolvimento. Fortaleza, 2016.

MAIA, L.C.C.; SOUZA, N.F.A.; TENANI, M.S. Gestão de riscos e resiliência na cadeia de suprimentos: uma revisão sistemática da produção científica no contexto do COVID-19. Revista Negócios em Projeção. v.12, n. 2. 2021. 96 p.

MACHADO, D.L.L. Transformações no mercado de melado de cana-de-açúcar para os produtores de Santo Antônio da Patrulha, participantes do Programa Puro Engenho. Monografia do Curso de Graduação Tecnológica em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Santo Antônio da Patrulha, 2011.

MIEMCZYK, J.; LUZZINI, D. Achieving triple bottom line sustainability in supply chains: The role of environmental, social and risk assessment practices.

International Journal of Operations & Production Management, v. 39, n. 2. 2019. 238-

p.

MIGUEL, P. L.S.; PAIVA, E. O rearranjo das cadeias globais de suprimentos. Jornal Gv Executivo. v.19, n. 3. 2020. 52-55 p.

MICCUCI, V. C. G. S. Um modelo pró-ativo de gerenciamento de riscos na cadeia de suprimentos. Tese de Doutorado em Engenharia de Produção da Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2008.

MENDES, L.P.L.S. Análise dos Métodos de Seleção de Fornecedores. Dissertação de Mestrado do Instituto Superior de Engenhariado. Porto. 2013.

OMNTA O; TRIENEKENS. J. & BEERS, G. The know l edge domain of Chain and network Science. Wageningen, v.1, n.2, 2001. 77 – 85 p.

PANOSSO, O.; MORENO, G.C.L.; HEIN, A.K.; HEIN, N. Análise de Desempenho

das Empresas do Agronegócio: Um estudo no Brasil. Custos e Agronegócio. v., n. 1 , janeiro/ março. 2022.

PORPIGLIO, I.S.S. Gestão de riscos de desabastecimento de materiais indiretos em uma indústria de alimentos. Dissertação de Mestrado da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de Sâo Paulo. Pirassununga, 2019.

PORTO, D. M. Controle de Perigos e Pontos Críticos de natureza biológica no processo e armazenamento de xarope de milho. Monografia para o Curso de Ciências Biológicas. Uberlândia, MG. 2000.

RAO, S., T. J. GOLDSBY, D. The marketing and logistics efficacy of online sales channels. Int. J. Phys. Distrib. Logist. Manage. 39. Iyengar. 2009. 106–130 p.

RENNER, D. A. Proposta de um procedimento para identificar, avaliar e priorizar riscos em Cadeia de Suprimentos. Dissetação de Mestrado do Programa de Pós- Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2012.

SAXER, P. Aplicação da FMEA para análise de riscos na Qualidade do processo de embalagens em uma multinacional de agroquímicos. Monografia da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo. Lorena, 2015.

SCALCO, A.R.; MACHADO, J.G.C.F.; QUEIROZ, T.R. Diagnóstico da gestão da qualidade na cadeia produtiva do amendoim: estudo de casos. XLVI Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Rio Branco, Acre. 2008.

SONMEZ, M. A review and critique of supplier selection process and practices. Loughborough University. Ingraterra. 2006.

SOUZA, T. A. Proposição de um framework teórico-empírico para gestão de riscos na cadeia de suprimentos sustentável. Tese de Doutorado. Universidade Federal de São Carlos. São Carlos. 2019.

TANG, C. S. Perspectives in supply chain risk management. International Journal of Production Economics, v.103, n. 2, 2006. 451–488 p.

TORRES, B.V.B.; SIMON, A.T. Seleção de fornecedores sustentáveis: Os critérios mais utilizados para tomada de decisão. Tópicos em Administração. Minas Gerais. Editora Poison, v. 42. 2021. 69- 77 p.

VIERO, A.; TROJAN, F. Determinação de ferramentas da qualidade com base na abordagem multicritério. Anais do XLVIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional. Vitória. 2016.

WANG, D.; YANG, Z. Risk Management of global supply chain. International Conference on automation and logistics. Jinan, China. 2007.

Publicado

03-10-2024

Como Citar

Rodrigues, S. K. C., Corrêa, R. G. de F., Baierle, I. C., & Espindola, J. da S. (2024). Riscos associados à seleção de fornecedores de agroindústrias de rapaduras em Santo Antônio da Patrulha - RS. Revista Produção Online, 24(3), 5022. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v24i3.5022

Edição

Seção

Artigos