A importância da precificação para as micro e pequenas empresas
um estudo de caso numa empresa do ramo alimentício
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v23i4.4996Palavras-chave:
Precificação, Micro e Pequenas Empresas, Gestão de negócioResumo
As Micro e Pequenas Empresas (MPE) desempenham um papel fundamental na econômia brasileira, contribuindo para a geração de empregos da população, além de promover redução da desigualdade social. Representam cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e 60% dos 100 milhões de empregos do país. A precificação para as MPE, na maioria das vezes é o fator determinante para a decisão de compra dos seus produtos e serviços pelos consumidores. Mas, uma precificação errônea pode levar uma MPE ao encerramento das atividades. Portanto, realizou-se um estudo de caso de abordagem quantitativa em uma pequena empresa de comidas congeladas, desenvolvido para compreender os processos de precificação. Primeiramente, se observou os problemas de precificação utilizando os seguintes métodos: Ciclo Plan-Do-Check-Act. 5W2H; Diagrama de Ishikawa e 5 Porquês. Constatou-se que a empresa em estudo não apurava os seus custos de forma correta, mantinha um cardápio com preços defasados, e não apresentava nenhum controle financeiro, logo não tinha a visão real do desempenho do negócio. Através de métodos específicos, da aplicação de ferramentas de suporte ao planejamento financeiro, foi possível formar o preço de venda incluindo todos os custos envolvidos, e apontar algumas alternativas para um aumento de receita.
Downloads
Referências
BRAGA, Roberto. Gestão da gastronomia: custos, formação de preços, gerenciamento e planejamento do lucro. 5 ed. São Paulo: Editora Senac, 2019. Disponível em: https://encurtador.com.br/cfHY6. Acesso em: 24 ago. 2023.
BRUNI, Adriano; FAMÁ, Rubens. Gestão de custos e formação de preços: com aplicações na calculadora HP 12C e Excel. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2019.
CASSAHARA, Emili; SILVA, Maria; RIBEIRO, Samanta. Formação de preço de venda, importância e etapas. Marília, 2013. Trabalho de Conclusão de Curso, Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha – UNIVEM. Disponível em: https://aberto.univem.edu.br/handle/11077/1247 Acesso em: 24 ago. 2023.
COGAN, S. et al. O processo de formação do preço de venda das micro e pequenas empresas em dois municípios do interior do Rio de Janeiro. In: XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS. Anais [...]. João Pessoa - PB, 05 de dezembro a 07 de dezembro de 2007. Disponível em: https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1443 Acesso em: 24 ago. 2023.
COSTA, Taiane; MENDES, Meirivone. Análise da causa raiz: Utilização do diagrama de Ishikawa e Método dos 5 Porquês para identificação das causas da baixa produtividade em uma cacauicultura. In: X SIMPROD, 2018. Disponível em: https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1443 Acesso em: 24 ago. 2023.
CREPALDI, Silvio; CREPALDI, Guilherme. Contabilidade Gerencial - Teoria e Prática. 8a ed. São Paulo: Atlas, 2019.
DOLAN, Robert; SIMON, Herman. O poder dos preços: as melhores estratégias para ter lucro. São Paulo: Futura, 1998.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GONSALVES, Luiz. Gestão dos Microempreendimentos do Ramo de Lanchonetes no Município de Cacoal/RO. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2017. Disponível em: https://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1780 Acesso em: 24 ago. 2023.
GONZÁLEZ-R, Pedro; FRAMINAN, José; PIERREVAL, Henry. Token-based pull production control systems: an introductory overview. Journal of Intelligent Manufacturing, v. 23, p. 5-22, 2012. DOI: https://doi.org/10.1007/s10845-011-0534-4
MARTINS, Maria. Aplicação Do Método 5W2H Em Uma Microempresa De Artefatos Têxteis. 2017, 39 f. Dissertação de Mestrado, (Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção), Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5909. Acesso em: 24 ago. 2023.
NOBRE, Liana. et al. Estratégias de precificação de novos serviços em pequenas e médias empresas. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v.9, n.3, 3-20, 2016. DOI: https://doi.org/10.19177/reen.v9e320163-21
PADOVEZE, Clovis. Tributos na Formação de Preços de Venda. Boletim nº 150 Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, março 2004. p.30-31.
PEDRO, Lucilene. Gestão financeira e precificação. São Paulo: Senac, 2019.
PURIFICAÇÃO, Érica. et al. Precificação no contexto das Micro e Pequenas Empresas (MPEs): podemos sofisticar ou ainda pecamos no básico? In: 18O CONGRESSO USP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE, Anais [...]. São Paulo, 2021.
RAMOS, Priscilla; MAYA, P; BORNIA, Antônio. Um estudo científico do componente preço e sua relação com o marketing mix de produto brasileiro de exportação: uma pesquisa multicasos nas empresas do consórcio de exportação de calçados de São João Batista/Santa Catarina. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO. 29., Anais [...]. Brasília, 2005. Brasília: ANPAD, 2005.
SILVA, Cleitom. et al. A utilização do método PDCA para melhoria dos processos: um estudo de caso no carregamento de navios. Revista Espacios, v. 38, n. 27, p. 9, 2017. Disponível em: http://es.revistaespacios.com/a17v38n27/a17v38n27p09.pdf Acesso em: 24 ago. 2023.
VIEIRA, Keila; RAMOS, Marco. Empreendedorismo por oportunidade ou por necessidade? Um estudo comparativo com empreendedores do setor de transportes do município de Vespasiano – MG. In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO. 9, Anais [...], 2013.
WERNKE, R. Análise de custos e preços de venda: ênfase em aplicações e casos nacionais. 2a ed. São Paulo: Saraiva, 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Produção Online
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.