Análise e redução da variação do brilho em peças plásticas por injeção
um estudo de caso no setor automotivo
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v23i3.4993Palavras-chave:
Setor automotivo, Injeção, Tratamento superficial, ABS/PC, BrilhoResumo
A injeção de peças poliméricas é amplamente empregada pelo setor produtivo, em particular, o automotivo. No entanto, para atender às crescentes demandas de consumo sem perda de qualidade, avaliações criteriosas devem ser adotadas. Uma delas é a análise do brilho que, somado a outros defeitos, como dilatação, encolhimento e empenamento da peça, torna-se importante para controle de qualidade. Devido à natureza particular do processo produtivo adotado pelas montadoras, muitas peças são injetadas em unidades diferentes, sendo juntadas em outras linhas de produção. Nesses casos, quando o padrão de brilho não está compatível entre elas, há não conformidade, perda de produção e atrasos nas entregas. Assim, é fundamental que estudos sejam conduzidos para avaliar a influência que parâmetros de injeção, como também, o tipo de molde, possam exercer sobre o brilho de peças injetadas. Esse trabalho objetivou estudar, por meio da caracterização do brilho, 380 peças do cover de cinto de segurança de um veículo de passeio. Para tanto, foram empregadas misturas de acrilonitrila-butadieno-estireno/policarbonato, ABS/PC (PC > 60%), as quais foram injetadas em moldes não-tratados e tratados termoquimicamente, bem como analisados parâmetros de temperatura do molde e pressão de recalque. Os resultados apontaram que o tratamento superficial fornecido ao molde não foi suficiente para garantia e adequação do brilho, o que só foi conseguido através de ajustes na temperatura do molde e pressão de recalque da injetora.
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