Metodologias ativas no ensino de engenharia
uma revisão bibliométrica
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v23i2.4982Palavras-chave:
Metodologias ativas, Ensino de engenharia, Revisão BibliométricaResumo
Este artigo apresenta uma revisão bibliométrica sobre as metodologias ativas no ensino de engenharia. O estudo teve como objetivo analisar a produção científica existente sobre esse tema, identificando tendências de pesquisa, áreas de estudo e contribuições. Foram revisados 41 estudos publicados em periódicos científicos relevantes. A revisão revelou que as metodologias ativas como Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem por Projetos e Sala de Aula Invertida, são amplamente utilizadas no ensino de engenharia, com um crescente interesse nos últimos anos. Além disso, identificou-se tendências de pesquisa, como a utilização de tecnologias digitais e desenvolvimento de softwares que engajassem as aprendizagem e desempenho acadêmico dos estudantes de engenharia. Com base nos resultados bibliométricos, os cursos que mais se destacaram foram Engenharia de Produção e Engenharia da Computação com 6 trabalhos publicados cada. As descobertas da pesquisa destacam a importância dessas abordagens para promover uma formação mais efetiva, preparando os estudantes de engenharia para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.
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