Simulador de processos produtivos – Praxis
aplicação do método integrativo como recurso de aprendizagem de conceitos de gestão por processos organizacionais
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v23i2.4975Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Gestão Organizacional, Simulador de ProcessosResumo
A Educação no Brasil, na maioria de nossas escolas, ainda é baseada no ensino convencional, utilizando recursos conservadores como lousas e aula expositiva. Nas Instituições de Ensino Superior (IES) isso não é muito diferente, metodologias e técnicas de ensino pautadas na reprodução e transmissão de conteúdos que culminam na passividade acrítica e arreflexiva por parte de quem aprende. No sentido de contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, este trabalho desenvolveu o método integrativo (MINT). O MINT é um ambiente simulado que conjuga elementos da teoria da gamificação, aprendizagem vivencial e de metodologias ativas. O método proposto integra os conceitos maker, designer e de empreender. Utiliza recursos tecnológicos juntamente com a dinâmica de um jogo de tabuleiro. Esse ambiente foi intitulado de praXis (simulador de processos produtivos), ainda está sendo aprimorado e a versão beta do software (chamado de plataforma) já foi testada por dois anos em turmas de graduação em administração, graduação de engenharia de produção e uma turma de pós-médio do curso de logística. Os resultados são significativos e apontam o praXis como um recurso didático que favorece a aprendizagem, permitindo a prática de conceitos básicos de gestão organizacional.
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