Aprendizagem ativa
desenvolvimento de um jogo didático para compreender e aplicar a ferramenta de padronização
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v23i1.4961Palavras-chave:
Engenharia de produção, Jogos educacionais, Metodologia ativaResumo
Com as rápidas transformações tecnológicas e sociais, é importante que as instituições de ensino adotem metodologias ativas para atender às necessidades dos estudantes. Dentre as metodologias ativas há a gamificação, que no contexto da Engenharia de Produção, uma das temáticas para sua aplicação é o Lean Manufacturing. Desta forma, este artigo tem como objetivo desenvolver um jogo didático que auxilie o estudante a compreender e aplicar efetivamente a ferramenta de padronização. Quanto aos procedimentos metodológicos, primeiramente identificou-se a temática do estudo, após desenvolveu-se a dinâmica, denominada “dinâmica de padronização”. Logo após, desenvolveu-se um protótipo do jogo que foi avaliado pela equipe de desenvolvimento. Com base nesse teste, a dinâmica foi aprimorada e finalizada. Posteriormente, o jogo foi aplicado aos estudantes do componente curricular "Sistemas Produtivos II" do curso de Engenharia de Produção. Os resultados revelaram que a dinâmica se mostrou promissora e inovadora, impactando positivamente o processo de aprendizado dos estudantes. Assim, os estudantes demonstraram uma melhoria na compreensão do conceito de padronização e um maior engajamento com o conteúdo. Esta abordagem oferece um caminho valioso para tornar o aprendizado mais divertido e envolvente, preparando os estudantes para os desafios da Engenharia de Produção no cenário atual.
Downloads
Referências
ALTAFINI. B. A. S; GOULART, E. S. S. Metodologia Ativa de Aprendizagem: Gamificação. Educação e Tecnologia Digitais em Cenários de Transição: Múltiplos Olhares para a Aprendizagem. Integra EAD, Campo Grande, 2020.
ARAÚJO, A. C. B et. al. Jogo das Ferramentas Lean: Um Jogo para o Ensino do Lean Healthcare. Revista de Ensino de Engenharia, v. 42, 2023. DOI: https://doi.org/10.37702/ree2236-0158.v42p113-128.2023
BARRETO, M. A et. al. Gamificação no ensino de ciências da natureza: articulando a metodologia ativa em sequências didáticas no ensino fundamental através do PIBID. The Journal of Engineering and Exact Sciences, v. 7 n. 4, 2021. DOI: https://doi.org/10.18540/jcecvl7iss4pp13246-01-06e
CAMPOS, Vicente Falconi. Qualidade total-Padronização de empresas. Falconi Editora, 2014.
CASTELLAR, S. M. V; MORAES, J. V. Metodologias Ativas Introdução. 1 ed. São Paulo: Editora FTD, 2016.
GIL, Antonio C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 7 ed. São Paulo: GEN Atlas, 2022.
MELO, B. C.; SANT’ANA, G. A prática da Metodologia Ativa: compreensão dos discentes enquanto autores do processo ensino-aprendizagem. Comunicação em ciências da saúde, v. 23, n. 4, p. 327-339, 2012. DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00453
MENDES, R. S.; ROCHA, T. P. Avaliação dos Programas de Qualidade 5s e dos Sete Desperdícios Implementados como Práticas Enxutas em uma Farmácia de Manipulação. Revista Valore, Volta Redonda, v. 8, e-8003, 2023. DOI: https://doi.org/10.22408/reva802023605e-8003
NUNES, N. W. V.; COUTO, B. R. R. Informática na Educação e suas Tecnologias. In: MARTINS, Ernane Rosa (org.). Metodologias Ativas Apoiadas Por Recursos Digitais: Usando os Aplicativos Prezi e Plickers. Ponta Grossa (PR): Editora Atena, 2019. p. 52-64. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.5021920126
OLIVEIRA, D. S. O Uso da Gamificação como Metodologia Ativa no Ensino de Matemática. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Matemática, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Pará, Acará, 2022. DOI: https://doi.org/10.29327/viiiepem.462200
OLIVEIRA, R. et al. Jogo da memória como forma de aprendizagem ativa na componente curricular sistemas produtivos. In: SALÃO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, Anais [...], v. 9, n. 1, 2018. DOI: https://doi.org/10.29327/1148167
PAIVA, D. M. et. al. Lean Manufacturing: Redução de Desperdícios e a Padronização do Processo. Journal of Open Research, 2020.
PIZZOLATO, M. et al. Reflexões sobre estilos de aprendizagem na formação em Engenharia de Produção. Produto & Produção, v. 23, n. 3, p. 80-99, 2022. DOI: https://doi.org/10.22456/1983-8026.125733
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013. DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10222
REIS, P.; BELES, N. S. M.; PERALTA, C. B. L. Gamificação: desenvolvimento de um jogo para ensino de gestão de projetos. In: SALÃO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, Anais [...], v. 2, n. 14, 23 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.29327/1148150
SILVA, W. D. Gamificação na Engenharia de Produção: Aplicação das Ferramentas do Lean Manufacturing em em Laboratório de Ensino e Experimentação. Revista Produção Online, Florianópolis, SC, v. 21, n. 2, p. 488-517, 2021. DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v21i2.4234
SOUZA, D. C. T. M.; FREITAS, L. Impactos Da Aplicação do Building Information Modeling aliado aos Princípios da Construção Enxuta na Construção Civil. Revista latino-americana de inovação e engenharia de produção, Curitiba, v. 10, n. 18 p. 6-24, 2022. DOI: https://doi.org/10.5380/relainep.v10i18.82625
SOUZA, A. L. A.; VILAÇA, A. L. A.; TEIXEIRA, H. J. B. Os benefícios da metodologia ativa de aprendizagem na educação. In: Metodologias Ativas: Métodos e práticas para o século XXI. 1 ed. Quirinópolis-GO: Editora IGM, 2020.
TEIXEIRA. P. C. et al. Padronização e melhoria de processos: estudo de múltiplos casos. Production, v. 24, n. 2, p. 311-321, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-65132013005000061
TURATI, R. C.; PINTO, D. P. A Padronização Do Trabalho Na Higienização De Leitos Hospitalares: Uma Aplicação No Contexto Lean Healthcare. Revista Produção Online, Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 3390-3417, 2022. DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v22i3.4172
VIEIRA, E. L.; BIRAL, R. B. Fábrica de assinaturas: Uma dinâmica alternativa para o ensino-aprendizagem da disciplina de Projeto de Fábrica e Layout em Engenharia de Produção. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., Ponta Grossa-PR, 2015. DOI: https://doi.org/10.14488/encep.9786588212004.148-154
WASQUEVITE, Guilherme et al. Dinâmica do barco: percepção da aprendizagem dos discentes do curso de Engenharia de Produção. In: SALÃO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, Anais [...], v. 9, n. 1, 2018. DOI: https://doi.org/10.29327/1148167
WERKEMA, C. Lean Seis Sigma: Introdução às ferramentas do Lean Manufacturing. 2 ed. Rio de Janeiro: GEN Atlas, 2011.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Produção Online
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.