Aprendizagem ativa

desenvolvimento de um jogo didático para compreender e aplicar a ferramenta de padronização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v23i1.4961

Palavras-chave:

Engenharia de produção, Jogos educacionais, Metodologia ativa

Resumo

Com as rápidas transformações tecnológicas e sociais, é importante que as instituições de ensino adotem metodologias ativas para atender às necessidades dos estudantes. Dentre as metodologias ativas há a gamificação, que no contexto da Engenharia de Produção, uma das temáticas para sua aplicação é o Lean Manufacturing. Desta forma, este artigo tem como objetivo desenvolver um jogo didático que auxilie o estudante a compreender e aplicar efetivamente a ferramenta de padronização. Quanto aos procedimentos metodológicos, primeiramente identificou-se a temática do estudo, após desenvolveu-se a dinâmica, denominada “dinâmica de padronização”. Logo após, desenvolveu-se um protótipo do jogo que foi avaliado pela equipe de desenvolvimento. Com base nesse teste, a dinâmica foi aprimorada e finalizada. Posteriormente, o jogo foi aplicado aos estudantes do componente curricular "Sistemas Produtivos II" do curso de Engenharia de Produção. Os resultados revelaram que a dinâmica se mostrou promissora e inovadora, impactando positivamente o processo de aprendizado dos estudantes. Assim, os estudantes demonstraram uma melhoria na compreensão do conceito de padronização e um maior engajamento com o conteúdo. Esta abordagem oferece um caminho valioso para tornar o aprendizado mais divertido e envolvente, preparando os estudantes para os desafios da Engenharia de Produção no cenário atual.

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Biografia do Autor

Emilene Bicca Santana, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Bagé, RS, Brasil.

Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), com interesse pela área de Engenharia Econômica e Ensino em Engenharia de Produção.

Marcella Macedo Torres, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Bagé, RS, Brasil.

Graduanda de Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - campus Bagé. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET), no grupo PET Engenharias da Unipampa. Realizou estágio na Companhia de Geração e Transmissão de Energia Elétrica do Sul do Brasil - Eletrobras CGT Eletrosul. Possui experiência em escrita e desenvolvimento de projetos e gestão de ferramentas da Engenharia de Produção, tendo realizado estágio de Gestão e Projetos, na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, no município de Bagé. Além disso, foi membro da Empresa Junior do Curso de Engenharia de Produção da Unipampa- SGPampa Jr.

Emanuel Hernandes Gonçalves, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Bagé, RS, Brasil.

Graduando em Engenharia de Produção, vinculado a instituição de ensino Unipampa Campus Bagé, focado nas áreas de gestão e administração.

Carla Beatriz da Luz Peralta , Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Bagé, RS, Brasil.

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Pampa (2012), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2020). Atualmente é professora da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia de Produto e Processos, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção Enxuta, Lean Startup, Lean Product, Customer Development, Customer Value, Lean Healthcare,Conjoint Analysis, Choice Experiment, Engenharia de Produto, Metolodologia Ativa, desenvolvimento de jogos para a Engenharia.

Evelise Pereira Ferreira, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Bagé, RS, Brasil.

Professora adjunta do curso de Engenharia de Produção na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), realizou seu Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduação em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Pampa. Possui interesse e experiência nas áreas de Ensino em Engenharia de Produção, Sistemas de Produção, Ergonomia e Segurança do Trabalho.

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Publicado

21-09-2023

Como Citar

Santana, E. B., Torres, M. M., Gonçalves, E. H., Peralta , C. B. da L., & Ferreira, E. P. (2023). Aprendizagem ativa: desenvolvimento de um jogo didático para compreender e aplicar a ferramenta de padronização. Revista Produção Online, 23(1), 4961 . https://doi.org/10.14488/1676-1901.v23i1.4961

Edição

Seção

Artigos