Análise da eficiência de um instituto federal
o caso IFSC
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v23i1.4884Palavras-chave:
Eficiência, Análise Envoltória de Dados, Instituto Federal de Santa CatarinaResumo
A eficiência é um princípio da Constituição Brasileira. Entretanto, mensurá-lo na área da educação superior revela-se um desafio, tendo em vista a subjetividade e complexidade envolvidas. O objetivo desta pesquisa é analisar a eficiência do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), buscando identificar campus de referência e os principais pontos de ineficiência, proporcionando um processo de melhoria por meio de benchmarking interno. Para tanto, realizou-se pesquisa predominantemente quantitativa, descritiva, com análise documental de dados secundários da instituição do ano de 2021. Uma vez que há diversos inputs e outputs envolvidos, optou-se pela Análise de Envoltória de Dados (DEA), que tem como base problemas de programação linear (PPL) para determinar a eficiência de unidades produtivas (DMUs) - neste caso, os campi, por meio do Software EMS, associado ao Statistics. Análises de correlação e de componentes principais foram aplicadas aos inputs e outputs disponíveis para identificação das variáveis mais adequadas ao modelo, sendo inputs: Área, Docentes e Matrículas Equivalentes; já os outputs: Concluintes, Projetos de Pesquisa e Projetos de Extensão. Foram identificados como campus de referência os campi Canoinhas, Caçador, São Lourenço do Oeste, Urupema e Xanxerê. Os principais pontos de ineficiência foram Jaraguá do Sul e Itajaí. Identificou também a maior parte dos campi fora da escala ótima. Como medidas gerenciais para elevação do desempenho, sugeriu-se predominantemente a elevação dos outputs projetos de pesquisa e extensão - medida de implementação com maior caráter discricionária da instituição. Destacou-se que não é interesse da instituição e da sociedade reduzir o porte dos campi, sendo importante optar pela elevação dos outputs com a manutenção dos quantitativos de inputs. Esta pesquisa contribui com o conhecimento sobre eficiência nas Instituições de Ensino Superior, mais especificamente nos Institutos Federais, trazendo um estudo de caso que permite análises comparativas em busca da otimização dos recursos e redução das ineficiências.
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