Aprendizagem discente e estratégia docente: metodologias para maximizar o aprendizado no curso de engenharia de produção
Resumo
Atualmente, observa-se uma demanda por engenheiros com perfil diferente dos formados nos anos 90. Antes, os mesmos exerciam uma função mais tecnicista, o que dominava os currículos daquela época. Agora, é necessário que os mesmos possuam não somente o conhecimento técnico, mas também possuam outras habilidades e capacidade de análise crítica sobre projetos e situações. Assim, os professores necessitam desenvolver, além da capacidade técnica, estas habilidades nos alunos. O presente artigo apresenta uma análise das estratégias de ensino adotadas pelos professores do ciclo profissional do curso de engenharia de produção mecânica sob a ótica do diagrama de desenvolvimento dos quatro domínios (cognitivo, psicomotor, afetivo e social) e descreve uma pesquisa realizada junto aos alunos do curso de Engenharia de Produção Mecânica da Universidade Federal do Ceará, com o intuito de avaliar o perfil de aprendizagem dos mesmos, confrontado com o desempenho médio no curso. Para tanto, serão identificadas as estratégias de ensino que são mais eficientes para o aprendizado do corpo discente. Por último, foram experimentadas algumas metodologias baseadas em pesquisa de campo e em trabalhos grupais. Observou-se que estas metodologias inovadoras se mostraram eficientes para o processo de aprendizagem da turma analisada.
Palavras-chave
DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i4.474
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R. Eletr. de Eng. de Produção e Correlatas - ISSN 1676-1901
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