O ensino de Administração e Economia para engenheiros de produção nas universidades estaduais paulistas
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v22i2.4726Palavras-chave:
Engenharia de produção, Ensino, Administração, Economia, Comparação de grade curricularResumo
O curso de Engenharia de Produção (EP) se configura na interface da engenharia clássica com a área administrativa, capaz de aliar tanto o conhecimento técnico da engenharia, quanto a capacitação nas áreas de gestão e estratégias de uma organização. Partindo do caso das quatro Universidades Estaduais Paulistas (USP, UNICAMP, UNESP e UNIVESP), este trabalho teve como objetivo comparar a ênfase dada às disciplinas de administração e economia em seus principais cursos de EP. Este estudo é de natureza qualitativa com enfoque exploratório e utilizou como técnica investigativa a pesquisa documental nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação no Brasil (DCN), nos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) dos cursos analisados e nas ementas de cada uma das disciplinas selecionadas; e por fim, procedeu-se com a aplicação de um questionário juntos aos coordenadores/supervisores dos cursos. Pode-se verificar que todos os cursos analisados se alinham às DCN no oferecimento de disciplinas de administração e economia. Contudo, verificou-se grande variabilidade na organização destes conteúdos dentro das disciplinas e seus respectivos enfoques. Por se tratar de um estudo exploratório, este trabalho apresentou uma primeira visão sistematizada acerca da temática, contribuindo ao apresentar sugestões de caminhos a serem percorridos em novos estudos.
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