<b>Aspectos críticos na consolidação do sistema de remanufatura</b>
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v9i4.468Palavras-chave:
Remanufatura, cadeia de suprimentos de ciclo fechado, barreiras, estratégiasResumo
O aumento das preocupações ambientais e da concorrência leva as empresas a buscarem novas formas de atuação para se destacarem no mercado. Assim, algumas empresas estão utilizando estratégias de fim de vida como a remanufatura, que, devido aos seus benefícios ambientais e econômicos, está conquistando um espaço importante no cenário mundial. No entanto, empresas que realizam a remanufatura costumam adotar os mesmos métodos e soluções usados na manufatura tradicional e não enxergam a remanufatura a nível estratégico e como um sistema com processos integrados, nem compreendem a complexidade do seu sistema e suas características peculiares. O objetivo deste trabalho é levantar as barreiras das empresas de remanufatura, por meio de um levantamento bibliográfico, que é a primeira etapa de uma pesquisa mais ampla. Posteriormente, por meio de estudos de caso, pretendem-se identificar as barreiras relativas ao sistema de remanufatura de empresas no Brasil. As barreiras levantadas no presente trabalho foram classificadas em sete Áreas Críticas: Fluxo de retorno dos produtos; Relacionamento com fornecedores; Relacionamento com cliente; Fluxo de informações; Modelo de Negócios; Conhecimento e habilidades dos funcionários; e Características do produto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.