Avaliação da percepção dos componentes curriculares universais de empreendedorismo de discentes de um curso de Engenharia de Produção de uma universidade privada da Cidade de São Paulo

Autores

  • Maiara Cruz Ferreira dos Santos Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Distrito Federal, Brasília, Brasil.
  • Lucas Rocha da Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Distrito Federal, Brasília, Brasil.
  • Erick Jooji Yamaguti Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Distrito Federal, Brasília, Brasil.
  • Virginia do Socorro Motta Aguiar Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Distrito Federal, Brasília, Brasil.
  • Maria Célia de Oliveira Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Distrito Federal, Brasília, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v22i4.4634

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Engenharia de Produção, Mercado de Trabalho, Habilidades e Competências

Resumo

No cenário atual, torna-se necessário que o engenheiro de produção desenvolva novas habilidades e competências para além de sua graduação para se destacar no concorrido mercado de trabalho. O empreendedorismo é visto como um diferencial competitivo, pois percebe-se que o perfil empreendedor auxilia na melhoria de produtos ou serviços e na criação de novos conceitos. Com esta perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Princípios de Empreendedorismo e Projetos Empreendedores na formação dos discentes de um Curso de Engenharia de Produção de uma Universidade Privada da cidade de São Paulo. Por meio de pesquisa exploratória e bibliográfica, primeiramente extraiu-se informações através de uma revisão de literatura. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa de campo para avaliar a percepção dos discentes quanto às disciplinas. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que os novos componentes curriculares estão impactando positivamente os discentes, pois os mesmos relatam estarem desenvolvendo habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho, bem como, a aplicabilidade dos conteúdos ministrados. O trabalho contribui não só para um feedback à universidade sobre o projeto pedagógico de ensino que vem adotando, mas também, para levantar pontos de melhoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Gerlane Duarte et al. O Perfil Do Empreendedor Contemporâneo: Um Foco na Engenharia de Produção. In: XIII SEMAC - EMPREENDEDORISMO E TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL. Anais [...]. UEPA, CampusXV, 2017.Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/semac2017/75151-o-perfil-do-empreendedor-contemporaneo--um-foco-na-engenharia-de-producao/ . Acesso em: 12 nov. 2019.

BARBOSA, Lucas Oliveira; COSTA, Túlio Vieira Bassi. Perfil Empreendedor: Um Estudo Sobre As Características Do Perfil Empreendedor, 2015. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/handle/1/6712/LUCAS%20OLIVEIRA%20BARBOSA;jsessionid=0E64BE3CFE7A87E3AD951F6718D00AD1?sequence=1 . Acesso em: 04 nov. 2019.

BARRETO, João Carlos; NASSIF, Vânia Maria Jorge. O Empreendedor Líder e a Disseminação da Orientação Empreendedora. Rev. bras. gest. neg.,São Paulo, v. 16, n. 51, 2014. Disponível em: em: https://www.scielo.br/j/rbgn/a/4W5ybNxNWP9QMD7W6XPZBWr/?format=pdf&lang=pt >. Acesso em: 25 nov. 2019.

BOMFIM, Rosa Amorim. Competência profissional: Uma Revisão Bibliográfica. Revista Organização Sistêmica, v. 1, n. 1, p. 47-60, 2012.

BRITO, Andréia Mato; PEREIRA, Pedro Silvino Pereira; LINARD, Ângela Patrícia. Empreendedorismo. 2013. Disponível em: https://redeprocursos.com.br/docs/T%C3%89CNICO%20EM%20ADMINISTRA%C3%87%C3%83O/M%C3%B3dulo%201/empreendedorismo.pdf . Acesso em: 29 out. 2019.

CARVALHO, Leonard de Araújo; TONINI, Adriana Maria. Uma Análise Comparativa entre as Competências requeridas na Atuação Profissional do Engenheiro Contemporâneo e aquelas previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia. Gest. Prod., São Carlos, v. 24, n. 4, p. 829-841, 2017.Disponível em: https://www.scielo.br/j/gp/a/vJ6vbwX9vtkzk5P8PQxLJ7K/?lang=pt. Acesso em: 25 nov. 2019.

CHIAVENATO, I. Empreendedorismo dando asas ao espírito empreendedor. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

DEGEN, Ronald. O Empreendedor: Fundamentos da Iniciativa Empresarial. 8 ed. São Paulo: Pearson Education, p. 20, 1989. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/1098/pdf. Acesso em: 25 nov. 2019.

DIAS, T. R. F. V.; NARDELLI, P. M.; VILAS BOAS, A. As competências empreendedoras: um estudo sobre os empreendedores ganhadores do prêmio TOP Empresarial. In: EGEPE ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS, 5.,2008, Anais [...]. São Paulo: EGEPE, 2008.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

DORNELAS, Jose Carlos Assis. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.

FARIA. Maria Helena Ferreira de. SILVA, Carlos Eduardo Sanches da. Elementos de educação empreendedora no contexto da Engenharia de Produção: a universidade estimulando novos negócios. Bauru: SIMPEP, 2006

FILION, Louis Jacques. Empreendedorismo e Gerenciamento: Processos Distintos, Porém Complementares. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, p 2-7. 2000.

FRANCO, M. M. S. Liderança Empreendedora e Práticas de RH: um estudo sobre a eficácia na promoção do empreendedorismo corporativo, 2014. Disponível em: https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/121 . Acesso em: 02 março. 2020.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. p. 41. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/150/o/Anexo_C1_como_elaborar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos_gil.pdf . Acesso em: 25 nov. 2019.

Kaufman, Luiz. Passaporte Para O Ano 2000. São Paulo: Makron Books, 1991.

MARQUES, José Roberto. Características de um Empreendedor Inovador – Instituto Brasileiro de Coaching, 2019. Disponívelem: https://www.ibccoaching.com.br/portal/empreendedorismo/caracteristicas-empreendedor-inovador/. Acesso em: 25 nov. 2019.

MATTOS, L. K. As Mudanças Organizacionais e seus Gestores na Era da Informação. Dissertação de mestrado. Fundação Getulio Vargas, 2002.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. p. 227.

RIZZATO, Sálvio de Castro e Costa; MORAN, Maria Consuelo. Empreendedorismo e personalidade: o perfil em estudantes brasileiros. Rev. Psicol., Organ. Trab. Florianópolis, v. 13, n. 3, p. 279-291, dez. 2013.Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpot/v13n3/v13n3a06.pdf. Acesso em: 02 jul. 2020.

ROCHA, Estevão Lima de Carvalho; FREITAS, Ana Augusta Ferreira. Avaliação do Ensino de Empreendedorismo entre Estudantes Universitários por meio do Perfil Empreendedor. Rio de Janeiro: SciELO, 2014.

SANTOS, Adriana de Paula Lacerda; PELLIN, Carolina de Mattos. O Empreendedorismo no Curso de Engenharia De Produção. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - A INTEGRAÇÃO DE CADEIAS PRODUTIVAS COM A ABORDAGEM DA MANUFATURA SUSTENTÁVEL, 28., Anais [...]. p.1-15, 2008. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2008_tn_sto_078_544_11565.pdf. Acesso em: 19 nov. 2019.

SCHMIDT, Serje; BOHNENBERGER, Maria Cristina. Perfil Empreendedor e Desempenho Organizacional. RAC, Curitiba, v. 13, n. 3, art. 6, p. 450-467. 2009. Disponível em: https://rac.anpad.org.br/index.php/rac/article/view/690/687. Acesso em: em: 04 nov. 2019.

SEBRAE. Conheça as características empreendedoras desenvolvidas no Empretec, 2019. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Programas/conheca-as-caracteristicas-empreendedoras-desenvolvidas-no-empretec,d071a5d3902e2410VgnVCM100000b272010aRCRD#:~:text=Durante%20o%20Empretec%2C%20voc%C3%AA%20vai,habilidade%20de%20gerenciamento%20de%20neg%C3%B3cios. Acesso em: 25 nov. 2019.

SEBRAE. Educação Empreendedora no Ensino Superior, 2017. Disponível em:https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/educacao-empreendedora-no-ensino-superior,46811406bad46410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em: 25 nov. 2019.

SOUZA, E. C. L.; Cristina Castro Lucas de Souza, C. C. L ; ASSIS, S. A. G.; ZERBINI, T. Métodos e Técnicas de Ensino e Recursos Didáticos para o Ensino do Empreendedorismo em IES Brasileiras. In: ENANPAD, 28., 2004. Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Anpad, 2004.

VESPER, Karl H.; GARTNER, William B. Measuring progress in entrepreneurship education. Journal of Business Venturing, v. 12, 1997. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/223589228_Measuring_Progress_in_Entrepreneurship_Education. Acesso em: 25 nov. 2019.

Publicado

12-05-2023

Como Citar

Santos, M. C. F. dos, Silva, L. R. da, Jooji Yamaguti, E. ., Aguiar, V. do S. M., & Oliveira, M. C. de. (2023). Avaliação da percepção dos componentes curriculares universais de empreendedorismo de discentes de um curso de Engenharia de Produção de uma universidade privada da Cidade de São Paulo. Revista Produção Online, 22(4), 3441–3468. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v22i4.4634

Edição

Seção

Artigos