Gestão da qualidade
motivações, barreiras e benefícios
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v22i1.4555Palavras-chave:
Qualidade, Certificação ISO 9001, Motivações, Dificuldades, BenefíciosResumo
A adoção de certificações de qualidade configura-se como uma das medidas mais requisitadas para o crescimento interno de empresas. Entretanto, este processo mostra-se árduo e desafiador. Neste contexto, o presente trabalho buscou traçar um panorama de empresas brasileiras nordestinas certificadas com a ISO 9001 no que tange às motivações, dificuldades e benefícios com a implantação. A pesquisa norteou-se primeiro com um levantamento bibliográfico em livros, artigos e periódicos sobre Engenharia da Qualidade, com foco na certificação ISO 9001. Aplicou-se questionários a empresas para levantamento de dados. Elas estavam listadas no Certifiq/Inmetro e no Comitê Brasileiro de Qualidade (ABNT/CB-25). Por suas características, a pesquisa classifica-se como bibliográfica, quantitativa, aplicada, survey, descritiva. Para o tratamento dos dados, utilizou-se os indicadores estatísticos de média ponderada, moda, mediana, Alfa de Cronbach e Coeficiente de Correlação de Pearson, além da ferramenta MS Excel, versão 2013. Enviou-se questionários a 208 empresas, com uma taxa de retorno de 32,7%. Concluiu-se que as maiores motivações empresariais para a certificação de qualidade foram: busca por melhoria de qualidade de produtos, melhorias na gestão de processos e obtenção de vantagens de mercado. As principais dificuldades foram as resistências dos funcionários às mudanças, excesso de burocracia e escassez de recursos. Em contrapartida, os benefícios centraram-se em ganhos na gestão de qualidade, redução de erros/defeitos/retrabalho e maior força nas ações de marketing e publicidade.
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