Proposição de capacitação em Resiliência Organizacional
estudo aplicado em empresa de assinatura por recorrência
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v22i2.4552Palavras-chave:
Capacitação em resiliência, Engenharia de resiliência, Training for Operational Resilience Capabilities (TORC)Resumo
Com o propósito de garantir a segurança e o bom desempenho das organizações, a Engenharia de Resiliência vem emergindo como alternativa para a Gestão da Segurança em cenários sociotécnicos complexos. Através de algumas ferramentas, como o jogo TORC (Training for Operational Resilience Capabilities), é possível desenvolver a capacidade de resiliência dos colaboradores e levar isso para as equipes e para a organização como um todo. Esse trabalho objetiva a proposição de uma capacitação do tipo TORC para uma empresa que trabalha no modelo de assinaturas por recorrência mensal. Utilizou-se o método de entrevistas do tipo CDM (Critical Decision Method) para criação dos cenários e game-changers a serem utilizados no jogo TORC. Como resultado dessa aplicação, descobriu-se que a combinação das entrevistas do CDM com o método dos game-changers do TORC foi viável e propiciou a criação de cenários próprios ao contexto da organização e aumentando a chance de capacitação dos colaboradores. Além de fazer a avaliação do jogo como ferramenta de capacitação, a aplicação do jogo resultou em novas sugestões para outras aplicações e apresentou percepções positivas dos jogadores a respeito do potencial de utilização dessa metodologia para a capacitação de indivíduos, equipes e organizações. Além do desenvolvimento da resiliência da organização, por meio do desenvolvimento da resiliência dos indivíduos e equipe, sugestões de ações para a organização do trabalho emergiram, como: sistema de medição de desempenho formal para fornecedores e para logística.
Downloads
Referências
BEEK, V.; ADAPTER: Analyzing and developing adaptability and performance in teams to enhance resilience. Reliability Engineering & System Safety, v.141, p.33-44, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ress.2015.03.019
BOCTOR, L. Active-learning strategies: The use of a game to reinforce learning in nursing education. A case study. Nurse Education in Practice, v.13, n. 2, 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.nepr.2012.07.010
CHAMBON, M.; LAMMERS, M. Training resilient decision-making with a serious game: how effective is this resilience intervention?. In: REA SYMPOSIUM ON RESILIENCE ENGINEERING EMBRACING RESILIENCE, 2019.
DEVRAJ, R. Active-Learning Strategies to Develop Health Literacy Knowledge and Skills. American Journal of Pharmaceutical Education, v. 74, n. 8, 2010. DOI: https://doi.org/10.5688/aj7408137
FREEMAN, S. Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 111, p. 8410 – 8415, 2014. DOI: https://doi.org/10.1073/pnas.1319030111
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1946.
GLEASON B. An Active-Learning Strategies Primer for Achieving Ability-Based Educational Outcomes. American Journal of Pharmaceutical Education, v. 75, n. 9, 2011.
GROTAN, T.; VORM, J. Training for Operational Resilience Capabilities. In: 6th Symposium on Resilience Engineering, Lisbon, Portugal. 2015. DOI: https://doi.org/10.1201/9781315374987-338
GROTAN et al. Guidelines for the preparatory work needed to implement a TORC training program. SINTEF, 2016.
GROTAN et al. Using gaming and resilience engineering principles to energize a situated resilience training of front-end operators and managers. CRC Press, 2017.
HENDRICK, H.; KLEINER, B. Macroergonomics: an introduction to work system design. Santa Monica: Human Factors and Ergonomics Society, 2001.
HENRIQSON, É.; LANDO, F.; GASPARETO, M. Exploring methodological procedures of TORC: an application experience. In: REA SYMPOSIUM ON RESILIENCE ENGINEERING EMBRACING RESILIENCE, 2019.
HOLLNAGEL, E.; WOODS, D.; LEVESON, N. Resilience engineering: concepts and precepts. Aldershot: Ashgate Publishing, 2006. DOI: https://doi.org/10.1201/9781315605685
LAWRENCE, J. A Case Study Comparing Student Satisfaction and Attainment of Course Outcomes When Passive and Active Pedagogical Approaches Were Used to Teach Global Logistics to Industrial Distribution and Logistics Students. American Society for Engineering Education Southeastern Section Conference, p.4-6, 2018.
LAY, E. A practitioner’s experiences operationalizing Resilience Engineering. Reliability Engineering & System Safety, v.141, p. 63-73, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ress.2015.03.015
MACCHI, L. A Resilience Engineering approach for the evaluation of performance variability: development and application of the Functional Resonance Analysis Method for air traffic management safety assessment. Business administration. Tese de doutorado. École Nationale Supérieure des Mines de Paris, 2010.
NEMETH, C.; HERRERA I. Building change: Resilience Engineering after ten years. Reliability Engineering & System Safety, v. 141, p.1-4, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ress.2015.04.006
REA - Resilience Engineering Association. Key Concepts, 2016. Disponível em: DOI: https://www.resilience-engineering-association.org/key-concepts. Acesso em: maio. 2019.
RIGHI, A.; SAURIN, T. Complex socio-technical systems: characterization and management guidelines. Applied Ergonomics, v. 50, p. 19-30, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.apergo.2015.02.003
RIGHI, A.; SAURIN, T.; WACHS, P. A systematic literature review of resilience engineering: Research areas and a research agenda proposal. Reliability engineering and systems safety, V.141, p.142-152, 2015.
SAURIN, T; WACHS, P.; RIGHI, A.; HENRIQSON, E. The design of scenario-based training from the resilience engineering perspective: A study with grid electricians. Accident Analysis and Prevention, v.68, p. 30-41, 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2013.05.022
SAURIN, T.; SOSA, S. Assessing the compatibility of the management of standardized procedures with the complexity of a sociotechnical system: a case study of a control room in an oil refinery, Applied Ergonomics, v. 44, p. 811-823, 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.apergo.2013.02.003
SUPRAPTO, V. H.; PUJAWAN, I. N.; DEWI, R. S. Effects of human performance improvement and operational learning on organizational safety culture and occupational safety and health management performance. International Journal of Occupational Safety and Ergonomics, p.1-13, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/10803548.2021.2002571
WALKER, S. Active Learning Strategies to Promote Critical Thinking. Journal of Athletic Training, v. 38, n. 3, p. 263, 2003.
WOODS, D. Four concepts for resilience and the implications for the future of resilience engineering. Reliability Engineering & System Safety, v. 141, p. 5-9, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ress.2015.03.018
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Produção Online
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.