Geoprodutos em comunidades turísticas para o desenvolvimento sustentável e empreendedorismo social

um estudo de caso

Autores

  • Maria Juliana Ferreira Leite Universidade Regional do Cariri (URCA), Juazeiro do Norte,CE, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2032-5198
  • Francisca Jeanne de Figueiredo Mendonça Universidade Regional do Cariri (URCA), Juazeiro do Norte,CE, Brasil
  • Frederico Romel Maia Tavares Universidade Regional do Cariri (URCA), Juazeiro do Norte,CE, Brasil
  • Nájila Rejanne Alencar Julião Cabral Instituto Federal do Ceará (IFCE), Juazeiro do Norte, CE, Brasil
  • Everson Araújo Maia Universidade Regional do Cariri (URCA), Juazeiro do Norte,CE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v21i3.4346

Palavras-chave:

Geoprodutos, Empreendedorismo, Geopark, Sustentabilidade, Geodiversidade.

Resumo

Em um mundo com grandes desafios ambientais, torna-se evidente a necessidade do planejamento e execução de ações que colaborem efetivamente no progresso e desenvolvimento social sustentável. Uma das estratégias utilizadas pelo Geopark Araripe é o apoio na elaboração de produtos que resgatam a identidade e a conservação do patrimônio local, utilizando recursos naturais e comuns da região. Os geoprodutos se pretendem a intensificar a cultura e valorizar o território, incorporando as comunidades às novas tecnologias, envolvendo-os na comercialização e assegurando sustentabilidade e inclusão social. Como objetivo, a pesquisa buscou fortalecer e apoiar as abordagens inovadoras ligadas ao território, estimulando os produtores locais a empreender de forma sustentável nas comunidades estudadas. O estudo foi realizado em quatro etapas: revisão sistemática, elaboração das diretrizes para classificação dos geoprodutos, elaboração dos questionários, aplicação dos questionários ao geoprodutores e estudo de caso. Os resultados obtidos comprovaram que os geoprodutos criam oportunidades e valorizam geodiversidade da região. Portanto, podem ser utilizados para o empreendedorismo e beneficiamento dos produtores locais, estimulando o desenvolvimento e criação de novos estabelecimentos empresariais, além de proporcionar novas fontes de renda.

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Biografia do Autor

Maria Juliana Ferreira Leite, Universidade Regional do Cariri (URCA), Juazeiro do Norte,CE, Brasil

Estudante de Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Regional do Cariri, URCA.

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Publicado

16-10-2021

Como Citar

Leite, M. J. F., Mendonça, F. J. de F., Tavares, F. R. M., Cabral, N. R. A. J., & Maia, E. A. (2021). Geoprodutos em comunidades turísticas para o desenvolvimento sustentável e empreendedorismo social: um estudo de caso. Revista Produção Online, 21(3), 913–929. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v21i3.4346

Edição

Seção

Encontro Nacional de Engenharia de Produção