Decisão de nacionalização de componentes aeronáuticos com dinâmica de sistemas

Autores

  • Manoel Roman Filho Faculdade de tecnologia de São Paulo (Fatec), São Paulo, SP
  • Irineu de Brito Junior Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"(UNESP), Campus de Franca, São Paulo, SP https://orcid.org/0000-0003-2977-6905
  • Anderson Correia Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), São José dos Campos, São Paulo, SP https://orcid.org/0000-0001-9933-864X
  • Hugo Tsugunobu Yoshida Yoshizaki Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP https://orcid.org/0000-0002-9723-1918

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v21i4.4244

Palavras-chave:

Dinâmica de Sistemas, Logística Internacional, Estoques, Nacionalização, Indústria Aeronáutica

Resumo

Dentre as características da indústria aeronáutica estão o baixo giro e os elevados níveis de estoques nas etapas da cadeia de suprimentos. Neste trabalho é analisada adecisão de transferência do local de fabricação de componentes utilizados para a produção de aeronaves, por meio da quantificação dos custos de estoques de materiais emcenários que consideram as interações entre os modos de transporte, o regime de liberação aduaneira e os níveis de estoques. O método empregado é a modelagem através da Dinâmica de Sistemas, que proporciona a verificação de causa-efeito das variáveis com comportamento dinâmico, além da compreensão de como essas podem afetar o resultado do sistema.Os resultados mostram como os custos de estoques e transportes viabilizam a transferência da produção dos segmentos importados para o país, através de uma significativa redução nesses custos durante o ciclo de vida previsto para o produto.

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Publicado

25-03-2022

Como Citar

Roman Filho, M., Brito Junior, I. de, Correia, A., & Yoshizaki, H. T. Y. (2022). Decisão de nacionalização de componentes aeronáuticos com dinâmica de sistemas. Revista Produção Online, 21(4), 2068–2092. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v21i4.4244

Edição

Seção

Artigos