Gamificação na Engenharia de Produção: aplicação das ferramentas do lean manufacturing em um laboratório de ensino e experimentação
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v21i2.4234Palavras-chave:
Educação em Engenharia. Gamificação. Ferramentas Lean. Ambiente de aprendizagem. Método de ensino.Resumo
Em virtude de um mercado com alta variabilidade e cada vez mais competitivo, a necessidade de ferramentas que possibilitem o aumento de produtividade e também a eliminação dos desperdícios vem se tornando foco principal nos últimos tempos. Estas ferramentas passaram a se tornar populares no século XIX através do Sistema Toyota de Produção ou lean manufacturing, e foram tomando tamanha proporção que passaram aser tema predominante de disciplinasnas universidades domundo inteiro. A fim de sair das apresentações convencionais sobre como é possível reduzir custos e melhorar processos através de ferramentas simples, este artigo tem por sua finalidade aplicar, naforma de gamificação, a abordagem dediversas ferramentasdo lean, através de uma linha de produção de brinquedos com peças de encaixe em um ambiente de aprendizagem na Universidade do Vale do Rio do Sinos -UNISINOS.
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