Gamificação na Engenharia de Produção: aplicação das ferramentas do lean manufacturing em um laboratório de ensino e experimentação

Autores

  • Wagner Dorneles da Silva Universidade do Vale do Rio do Sinos - Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v21i2.4234

Palavras-chave:

Educação em Engenharia. Gamificação. Ferramentas Lean. Ambiente de aprendizagem. Método de ensino.

Resumo

Em virtude de um mercado com alta variabilidade e cada vez mais competitivo, a necessidade de ferramentas que possibilitem o aumento de produtividade e também a eliminação dos desperdícios vem se tornando foco principal nos últimos tempos. Estas ferramentas passaram a se tornar populares no século XIX através do Sistema Toyota de Produção ou lean manufacturing, e foram tomando tamanha proporção que passaram aser tema predominante de disciplinasnas universidades domundo inteiro. A fim de sair das apresentações convencionais sobre como é possível reduzir custos e melhorar processos através de ferramentas simples, este artigo tem por sua finalidade aplicar, naforma de gamificação, a abordagem dediversas ferramentasdo lean, através de uma linha de produção de brinquedos com peças de encaixe em um ambiente de aprendizagem na Universidade do Vale do Rio do Sinos -UNISINOS.

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Biografia do Autor

Wagner Dorneles da Silva, Universidade do Vale do Rio do Sinos - Unisinos

Pós Graduado no MBA em Gestão da Qualidade (2020) pelo Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios (IBGEN - FTEC) e graduado em Engenharia de Produção (2017) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui sólida experiência com o sistema de produção enxuta, nos ramos da indústria e serviços, por onde atuou por aproximadamente 7 anos reduzindo desperdícios, melhorando processos e disseminando a cultura lean para o máximo de pessoas possíveis. Com essa bagagem, aliado a paixão por inovação e tecnologia, buscou aplicar os conhecimentos em processos, gerenciando projetos de inovação na área de gestão em saúde.

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Publicado

16-07-2021

Como Citar

Silva, W. D. da. (2021). Gamificação na Engenharia de Produção: aplicação das ferramentas do lean manufacturing em um laboratório de ensino e experimentação. Revista Produção Online, 21(2), 488–517. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v21i2.4234

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