Proposta de otimização dos processos logísticos do porto de Itajaí utilizando simulação e indicadores da teoria das filas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v21i1.4214

Palavras-chave:

Movimentação de cargas. Modelagem computacional. Logística Portuária.

Resumo

O cenário de avanço econômico de países emergentes e a descentralização da economia global, vivenciado nas últimas décadas, aumentou o uso do modal aquaviário, já que este é o tipo de transporte mais eficiente para grandes cargas a longas distâncias, como acontece nas exportações e importações. Entretanto, esse aumento da demanda tem evidenciado aos terminais portuários a necessidade de um gerenciamento logístico eficiente para evitar o acúmulo de filas e um longo tempo de espera nos processos de carga e descarga de navios. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é elaborar uma proposta de atendimento de clientes e movimentação de cargas que minimize o tempo de espera dos navios no Porto de Itajaí. A partir de uma entrevista semiestruturada e do acompanhamento das operações no porto, foi construído um modelo conceitual, e, posteriormente, traduzido em um modelo computacional, que foi validado em relação ao modelo real de funcionamento do terminal. Também foi feita uma análise dos processos e levantamento de oportunidades de melhoria para as operações, que permitiu a construção de três modelos alternativos de atendimento, que foram simulados no software ArenaÒ e os resultados foram comparados para identificar a melhor solução para a operação do Porto de Itajaí.

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Biografia do Autor

Maurício Randolfo Flores da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).  Atualmente, é colaborador no Laboratório de Sistemas Produtivos e Logísticos Inteligentes (ProLogIs) da UFSC, como bolsista da CAPES na linha de pesquisa de Logística e Transportes.

Fernanda Gobbi de Boer Garbin, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professora do magistério superior da Universidade Federal do Pampa.

Ivonir Petrarca dos Santos, Universidade Federal do Pampa

Possui Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas (PPCTA /UFPEL), Mestrado em Qualidade, Desenvolvimento de Produto e Processo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEP/ UFRGS) Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Pampa.

Enzo Morosini Frazzon, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Associado do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis / Brasil (2010 -…). Pesquisador de pós-doutorado na Universidade de Bremen / Alemanha (2009 - 2010). Bolsista visitante da Universidade de Parma / Itália (2018 -2019).

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Publicado

15-03-2021

Como Citar

da Silva, M. R. F., Garbin, F. G. de B., Santos, I. P. dos, & Frazzon, E. M. (2021). Proposta de otimização dos processos logísticos do porto de Itajaí utilizando simulação e indicadores da teoria das filas. Revista Produção Online, 21(1), 231–258. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v21i1.4214

Edição

Seção

Artigos