Análise multivariada de componentes principais e modelo multicritério aplicados à decisão de localização de empresa
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v21i1.4202Palavras-chave:
Localização de Empresas. Otimização Multicritério. Análise Multivariada.Resumo
Dentre os fatores de sucesso de uma empresa, a escolha da localização é preponderante, sendo uma das decisões relevantes do empreendedor, tendo cada empresa, de acordo com seu negócio e especificidades, sua demanda potencial. Neste artigo, busca-se dispor de um instrumento para tomada de decisão para locação ótima de empresas com uso da análise multivariada de componentes principais aplicada com método multicritério de otimização. O modelo foi estruturado com a criação de um índice multidimensional, o Índice de Localização Ótima de Empresas – ILOE, através da Análise dos Componentes Principais. A cidade de Fortaleza foi usada para averiguação empírica, representando a complexidade da economia típica dos centros urbanos brasileiros. Deste modo, propõe-se um framework para a decisão do problema de decisão da localização de empresa de varejo, baseado em um conjunto de critérios qualitativos e quantitativos. É um método híbrido de apoio à decisão que combina técnicas do modelo MAUT (Multi-Attribute Utility) com Análise de Componentes Principais, composta de dimensões socioeconômicas presentes no espaço urbano. As evidências empíricas foram verificadas a partir da análise espacial e a congruência da localização de empresas de serviços e comércio atual com o ILOE, num processo de decisão cujas preferências dos decisores foram reveladas.
Downloads
Referências
AKPINAR, M.; CAN, Ö.; MERMERCIOGLU, M. Assessing the sources of competitiveness of US States. Competitiveness Review, v. 27, n. 2, 2017. http://www.emeraldinsight.com/toc/cr/27/2. https://doi.org/10.1108/CR-02-2016-0014
ALMEIDA, A. T. Processo de Decisão nas Organizações: construindo modelos de decisão multicritério. São Paulo: Editora Atlas. 2013.
ALMEIDA, F. R. S. L. Análise de Localização no contexto de redes varejistas: levantamento das principais técnicas e práticas. Revista de Administração, v.32, n.2, p.36-46, abr./jun., 1997.
AMIN, S. H., BAKI, F. A facility location model for global closed-loop supply chain network design, Applied Mathematical Modelling, 41, 316-330, 2017. https://doi.org/10.1016/j.apm.2016.08.030
ARAGÃO, P. S. S. Geomarketing: modelos e sistemas, com aplicações em telefonia. 2004, 94f. Dissertação (mestrado) – Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas. Campinas: UNICAMP, 2004.
BARROS, M. D.; COSTA, H. G.; SILVA, G. B.; BARCELOS, M. R. S. Análise Multicritério em Dados sobre Empreendedorismo: Um Estudo Bibliométrico. Revista Produção Online, v.17, n. 3, p. 1069-1089, 2017. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v17i3.2764
BAVIERA-PUIG, A.; BUITRAGO-VERA, J.; ESCRIBA-PEREZ, C. Geomarketing models in supermarket location strategies. Journal of Business Economics and Management, v. 17, n. 6, p. 1205-1221, 2016. https://doi.org/10.3846/16111699.2015.1113198
BRIOZO, R. A., MUSETTI, M. A. Método multicritério de tomada de decisão: aplicação ao caso da localização espacial de uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 h. Gest. Prod., v. 22, n. 4, p. 805-819, 2015. https://doi.org/10.1590/0104-530X975-13
BRITO, I. E. W. J.; SPEJORIM, W. Gestão estratégica de armazenagem. 1. ed. Curitiba: IESDE Brasil S. A, 2012.
CAVION, Renata; PHILIPS, Jürgen. Os Fundamentos do Geomarketing: Cartografia, Geografia e Marketing. COBRAC 2006 - Congresso Brasileiro de Cadastro Técnico Multifinalitário · UFSC Florianópolis · 15 a 19 de Outubro, 2006.
CHACÓN-GARCÍA, J. Geomarketing techniques to locate retail companies in regulated markets. Australasian Marketing Journal (AMJ), v. 25, n. 3, p. 185-193, 2017. https://doi.org/10.1016/j.ausmj.2017.06.001
CHEN, Y., KILGOUR, D.M., & HIPEL, K.W. (2008). Screening in multiple criteria decision analysis. Decision Support Systems. 45, 278–290. https://doi.org/10.1016/j.dss.2007.12.017
CORRAR, L. J.; PAULO, E.; DIAS, J. M. F. Análise Multivariada. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
DE LA VEGA, D.S., VIEIRA, J. G. V., TOSO, E.A.V., & DE FARIA, R.N. A decision on the truckload and less-than-truckload problem: An approach based on MCDA, International Journal of Production Economics, 2017. https://doi.org/10.1016/j.ijpe.2017.09.013
ENGEL, J. F.; BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W. Comportamento Do Consumidor. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 2000.
EHRLICH, P. J. Modelos Quantitativos de Apoio as Decisões. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 36, n.1, p. 33-41, jan./mar., 1996. https://doi.org/10.1590/S0034-75901996000100006
ESTER, E. D. R.; LOUREIRO, A. S.; LEITE, R. D. Estudo de Localização para um Centro de Distribuição na Região de São Paulo para Operações com Produtos Hortifruti. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTE DA ANPET, 32., 2018. [Anais...]. Gramado, RS, Brasil, 04 a 07 de Novembro, 2018.
GANESHA, H. R.; AITHAL, P. S.; KIRUBADEVI, P. Ideal Store Locations for Indian Retailers: an empirical study. International Journal of Management, Technology, and Social Sciences (IJMTS), v. 5, n. 1, p. 215-226, 2020. Disponível em: https://ssrn.com/abstract=3611474. https://doi.org/10.47992/IJMTS.2581.6012.0090
GOMES, F. A. M.; GOMES, C. F. S. Princípios e métodos para tomada de decisão: enfoque multicritério. 6. Ed. São Paulo: Atlas. 2019.
HERNÁNDEZ, T.; BENNISON, D.; CORNELIUS, S. The organizational context of retail location decision making. GeoJournal, v.45, n. 4, p.295-308, 1998. https://doi.org/10.1023/A:1006989131869
JANNUZZI, P. M.; MIRANDA, W. L.; SILVA, D. S. G. Análise multicritério e tomada de decisão em políticas públicas: aspectos metodológicos, aplicativo operacional e aplicações. Informática Pública, v.1, n. 11. 2009.
KITA, P.: SZCZYRBA, Z.; FIEDOR, D.; LETAL, A. Recognition of business risks when purchasing goods on the Internet using GIS: experience from Slovakia. Electronic Commerce Research, v. 18, n. 3, p. 1-17, 2017. https://doi.org/10.1007/s10660-017-9276-5
MANGINI, E. R.; ROSSINI, F. H. B.; SANTOS, A.; URDAN, A. T. Análise de Localização de Estações Ferroviárias e Uso de Geomarketing. G&DR, v. 13, n. 2, p. 129-152, mai/ago. 2017.
MATTEI, T. F.; MATTEI, T. S. Métodos de Análise Regional: um estudo de localização e especialização para a Região Sul do Brasil. Revista Paranaense de Desenvolvimento, v.38, n.133, p.227-243, jul./dez. 2017.
MELO, T. E. Uso e Aplicação de modelos econômicos em sistemas de informação para geomarketing. 2003, 71f. Dissertação (mestrado) – Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas. Campinas: UNICAMP, 2003.
NUNES, N. F.; SILVA, A. V. Modelos, Métodos e Teorias Utilizados no Estudo da Decisão e suas Aplicações. Humanidades & Tecnologia em Revista. v.16, Ano XIII, jan./dez, 2019.
PARENTE, J.; KATO, H, T. Área de Influência: um estudo no varejo de supermercados. Revista de Administração de Empresas, v. 41, n.2, p. 46 – 53, 2001. https://doi.org/10.1590/S0034-75902001000200005
PEREIRA, J. A. M.; LIMA, J. F.; STAMM, C. Um estudo da teoria da localização e das políticas públicas: algumas avidências do caso da região Oeste do Paraná. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL: Processos, Políticas e Transformações Territoriais, 9., 2019. [Anais...] Santa Cruz do Sul, RS, Brasil, 11 a 13 de set. 2019.
RHIM, H.; HO, T.H.; KARMARKAR, U.S. Competitive location, production, and market selection. European Journal of Operational Research, v.149, p.211–228, 2003. https://doi.org/10.1016/S0377-2217(02)00445-9
SAKR, M.; DALLABRIDA, V. R. O Marketing Territorial Como Estratégia De Construção E Divulgação Da Imagem Dos Territórios: a Indicação Geográfica Como Referência. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, 2017. https://doi.org/10.22296/2317-1529.2017v19n1p89
SANTOS, M. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urba- na nos países subdesenvolvidos. 2 ed. São Paulo: EDUSP. 2004.
SILVA, H.; PARENTE, J. G.; KATO, H. T. Segmentação de Baixa Renda Baseada no Orçamento Familiar. Faces (FACE/FUMEC), v. 8, p. 98-114. 2009.
SILVA, S. C. B. M. Centralidade urbana no estado da Bahia: um estudo comparativo. Revista de Geografia, v. 14, n. 2, out. 1987.
SILVA, S. C.B. M. Teoria de localização e de desenvolvimento regional. Revista Geografia, v. 1, n. 2. Rio Claro: Unesp, out. 1976.
SOARES, G. R. L., SOBRAL, M. F. F., & MORAES, R. A. F. Uso da modelagem multicritério para apoio ao decisor na classificação de riscos de empresas terceirizadas. Revista Produção Online, v. 20, n. 1, p. 296-315. 2020. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v20i1.3612
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.