Análise da rentabilidade de clientes sob o enfoque da decisão multicritério

Autores

  • Bruno Lima Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
  • Thiago Magalhães Amaral UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v21i1.4150

Palavras-chave:

Clientes. PROMETHEE II. Análise de Decisão Multicritério. Rentabilidade.

Resumo

O processo de relacionamento com o cliente é vital para a sustentabilidade de uma organização e para a manutenção da vantagem competitiva. Este trabalho objetivou analisar a rentabilidade dos compradores de uma empresa produtora de artigos de couro localizada na Região do Vale do São Francisco a partir da Análise de Decisão Multicritério. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com enfoque quali-quantitativo. Os resultados obtidos a partir da aplicação do Preference Ranking Organization Method for Enrichment Evaluation (PROMETHEE II) proporcionaram à instituição o estudo da carteira de clientes, onde se identificou quais os consumidores são os mais rentáveis (A5, A9 e A8), com base nos critérios custo de oportunidade, participação sobre a receita, respeito ao ponto de equilíbrio, quantidade consumida de artigos de baixa vazão e variedade de artigos consumida, quando comparados com os trinta (30) demais. Então, em posse desses resultados, a organização poderá criar estratégias de relacionamento com os clientes para torná-los ainda mais rentáveis, atribuindo maior assertividade na busca pelo alcance dos objetivos organizacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Lima Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Graduando em Engenharia de Produção na Univasf.

Pós-júnior, membro da Solucione Jr. - Consultoria em Engenharia Mecânica e Produção.

Thiago Magalhães Amaral, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Professor Dr.

Referências

ALMEIDA, Adiel Teixeira de. Processo de decisão nas organizações. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2013. 256 p.

ALVES, José Roberto Xavier; ALVES, João Murta. Definição da localidade para instalação industrial com o apoio do método de análise hierárquica. Produção, v. 25, 2015. https://doi.org/10.1590/S0103-65132014005000023

ARCOVERDE, David de França; ARAÚJO, Marcus Augusto Vasconcelos. Preditores de retenção e lealdade de clientes em academias de ginástica. Revista Produção Online, [s.l.], v. 18, n. 1, p.118-143, 15 mar. 2018. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v18i1.2705

ARAÚJO, D. C. de; SILVA, P. O. da; CURI, W. F.; CABRAL, J. J. da P. Análise multicriterial aplicada à gestão das águas pluviais urbanas. RBRH, v. 22, 2017.

BARROS, Marta Duarte de et al. Análise multicritério em dados sobre empreendedorismo: um estudo bibliométrico. Revista Produção Online, [s.l.], v. 17, n. 3, p.1069-1089, 15 set. 2017. Disponível em: https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/2764/1585. Acesso em: 09 Jan. 2020. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v17i3.2764

BOHNENBERGER, José Carlos et al. Identificação de áreas para implantação de usina de reciclagem de resíduos da construção e demolição com uso de análise multicritério. Ambiente Construído, v. 18, 2018. https://doi.org/10.1590/s1678-86212018000100222

BRITO, Renato Antonio de. Fidelização de clientes. 2005. 62 f. Monografia (Especialização) - Curso de Administração de Empresas, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Brasília, 2005. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8910. Acesso em: 08 jan. 2020.

BYSTRZANOWSKA, M.; MARCINKOWSKA, R.; PENA-PEREIRA, F.; TOBISZEWSKI, M. Selection of derivatisation agentes for chlorophenols determination with multicriteria decision analysis. Microchemical Journal, v. 145, p. 664-671, 2019. https://doi.org/10.1016/j.microc.2018.11.024

CAMPOLINA, A. G.; SOÁREZ, P. C. de; AMARAL, F. V. do; ABE, J. M. Análise de decisão multicritério para a alocação de recursos e avaliação de tecnologias em saúde: tão longe e tão perto? Cadernos de Saúde Pública, v. 33, n. 10, 2017. https://doi.org/10.1590/0102-311x00045517

CARVALHO, J. R. M. de; CARVALHO, E. K. M. de A.; CURI, W. F.; CURI, R. C.; CÂNDIDO, G. A. Metodologia para avaliar a saúde ambiental: uma aplicação em municípios empregando a análise multicriterial. Saúde e Sociedade, v. 23, 2014. https://doi.org/10.1590/S0104-12902014000100016

CLEMENTE JUNIOR, Sergio dos Santos. Estudo de caso x Casos para estudo: esclarecimentos acerca de suas características e utilização. Semintur, Caxias do Sul, p.1-12, 17 nov. 2012. Disponível em: https://www.ucs.br/ucs/eventos/seminarios_semintur/semin_tur_7/arquivos/01/04_Clemente_Jr.pdf. Acesso em: 09 Jan. 2020.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

HASTENTEUFEL, Cheila; LARENTIS, Fabiano. Análise da Rentabilidade de Clientes Através da Margem de Contribuição: Um Estudo em uma empresa de Médio Porte do Setor Moveleiro localizada na Serra Gaúcha. Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Caxias do Sul, v. 3, n. 2014, p.1-16, 1. dez. 2014. https://doi.org/10.18226/35353535.v3.2014.01

IGLESIAS, Oriol; MARKOVIC, Stefan; RIALP, Josep. How does sensory brand experience influence brand equity? Considering the roles of customers satisfaction, customer affective commitment, and employee empathy. Journal of Businees Research, 96, 2019. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2018.05.043

KESSLER, G. Z.; KIPPER, L. M; CZEKSTER, R. M; SILVA, F. L. da. Proposição do uso da Análise Multicritério para seleção de cliente. In: Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção. 2015.

KOTLER, Philip; KELLER, Kelvin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. 765 p.

MARIANO, Ari Melo et al. Comportamento de compra do consumidor online no Distrito Federal: uma pesquisa descritiva por meio das equações estruturais. Revista Produção Online, v. 18, n. 1, p. 350-376, 15 mar. 2018. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v18i1.2812

MIRANDA, Vitor Silva. Avaliação dos indicadores de desempenho de um hospital universitário localizado na cidade de Petrolina-PE por meio por meio do método PROMETHEE GDSS. 2018. 121 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Juazeiro, 2018. Disponível em: https://biblioteca.univasf.edu.br/pergamum/biblioteca/index.php. Acesso em: 09 Jan. 2020.

MORINI, C.; JÚNIOR, E. I.; SANTA-EULÁLIA, L. A. de; SERAFIM, M. P. Indicadores de desempenho da Aduana do Brasil: em busca de uma abordagem equilibrada. Gestão da Produção, 2014. https://doi.org/10.1590/0104-530X1407-14

OLIVEIRA, J., VIANA JUNIOR, D., PONTE, V., DOMINGOS, S. Indicadores de desempenho e valor de mercado: uma análise nas empresas listadas na BMFBOVESPA. Revista Ambiente Contábil, América do Norte, 9, jul. 2017. Disponível em: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-08/index.php/Ambiente/article/view/3091/2445. Acesso em: 08 Jan. 2020.

PORTEIRA, Mário Henrique Sellis. Critérios adequados de apropriação dos custos na análise de rentabilidade do cliente. Empreenda Unitoledo, Araçatuba, v. 2, n. 1, p.101-116, fev. 2018. Anual. Disponível em: http://www.ojs.toledo.br/index.php/gestaoetecnologia/article/view/2680. Acesso em: 06 fev. 2020.

RAMALHO, F. D; EKEL, P. Y.; PEDRYCZ, W.; JÚNIOR, J. G. P.; SOARES, G. L. Multicriteria decision making under conditions of uncertainty in application to multiobjective allocation of resources. Information Fusion, v. 49, p. 249-261, 2019. https://doi.org/10.1016/j.inffus.2018.12.010

RODRIGUES, Fernanda Ziomkowski et al. Aplicação do método de custeio TDABC em uma empresa de prestação de serviços para a análise da rentabilidade por cliente. Produção em Foco, Joinville, v. 06, n. 01, p.199-221, 23 fev. 2016. Disponível em: http://www.producaoemfoco.org/producaoemfoco/article/view/215/171. Acesso em: 06 fev. 2020. https://doi.org/10.14521/P2237-516320160009.0010

SANTOS, Gian Manoel Correia dos; NASCIMENTO, Jhenifer Rodrigues do; MOREIRA, Fernanda Kempner. Gerenciamento CHURN: uma análise na Vox Mobile. Fucap, Capivari de Baixo, p.1-16, 18 out. 2012. Disponível em: https://www.fucap.edu.br/dashboard/biblioteca_repoisitorio/a6e6a99300328cccb6fe25c95785e96e.pdf. Acesso em: 08 jan. 2020.

SILVA, Elias Hans Dener Ribeiro da et al. Análise comparativa de rentabilidade: um estudo sobre o Índice de Sustentabilidade Empresarial. Gestão & Produção, [s.l.], v. 22, n. 4, p.743-754, 30 out. 2015. FapUNIFESP (SciELO). https://doi.org/10.1590/0104-530X1889-14

SILVA, Maria Carolina Ferreira da. Classificação de riscos de contratos de concessão florestal com apoio da análise de decisão multicritério. 2018. 123 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciência da Computação, Instituto de Ciências Exatas, Universidade de Brasília, Brasília, 2018. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/34202. Acesso em: 06 fev. 2020.

TODA, Favio Akiyoshi. Um estudo sobre clientes indesejados em empresas de pequeno porte. Revista Teoria e Evidência Econômica, [s.l.], v. 23, n. 48, p.204-221, 8 set. 2017. https://doi.org/10.5335/rtee.v23i48.7365

TONI, D. de; MILAN, G. S.; SACILOTO, E. B.; LARENTIS, F. Pricing strategies and levels and their impacto n corporate profitability. Revista de Administração, v. 52, 2017. https://doi.org/10.1016/j.rausp.2016.12.004

Publicado

15-03-2021

Como Citar

Silva, B. L., & Amaral, T. M. (2021). Análise da rentabilidade de clientes sob o enfoque da decisão multicritério. Revista Produção Online, 21(1), 51–73. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v21i1.4150

Edição

Seção

Artigos