Evidenciação social e ambiental nos relatórios da administração de empresas do setor de construção civil
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i2.411Palavras-chave:
Evidenciação. Social. Ambiental. Relatórios da Administração. Empresas de Construção civil. Governança corporativa.Resumo
Impulsionadas a melhorar o desempenho social e ambiental de seus processos e produtos, as organizações buscam meios para a divulgação de tais fatos, podendo valer-se do relatório da administração para esse fim. Este estudo objetiva identificar o nível de evidenciação social e ambiental no relatório da administração das empresas do setor de construção civil listadas na Governança Corporativa da Bovespa. A pesquisa descritiva com abordagem quantitativa dos dados foi realizada através de análise documental nos relatórios da administração das empresas, por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa mostram que as informações de cunho social das empresas que aderiram em 2006 a um nível de governança corporativa da Bovespa apresentaram uma pequena evolução na evidenciação destas informações nos relatórios da administração de 2007. Fato este também apresentado para as informações ambientais. As empresas que aderiram a um nível de governança corporativa da Bovespa em 2007 também apresentaram uma evolução nas informações sociais em 2007, mas com redução nas informações ambientais. Conclui-se que de modo geral o nível de evidenciação social e ambiental no relatório da administração das empresas pesquisadas melhorou com a adesão das empresas a um nível de governança corporativa da Bovespa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.