Contribuição do círculo de controle de qualidade (CCQ) à aprendizagem organizacional: evidências em uma indústria têxtil catarinense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v21i1.4072

Palavras-chave:

Aprendizagem Organizacional. Círculo de Controle de Qualidade. Modelo “4 I’s”, Grupos de Trabalho. Indústria Têxtil.

Resumo

A busca por vantagens competitivas obriga as empresas a trabalharem com uma gestão voltada para a melhoria contínua. Neste cenário, crescente são as organizações que adotam ferramentas como o Círculo de Controle de Qualidade (CCQ), buscando também compreender a Aprendizagem Organizacional (AO) como fator de diferenciação. Conhecido como um modelo onde profissionais trabalham em grupo, o CCQ contribui para desenvolver melhorias. Quanto a AO, Crossan, Lane e White (1999) desenvolveram o modelo “4 I’s”, onde AO ocorre por meio dos processos de intuição, interpretação, integração e institucionalização, nos níveis individual, grupal e organizacional. Este trabalho analisou as contribuições do CCQ à aprendizagem nos níveis individual, grupal e organizacional, percebidas pelos participantes do programa de uma indústria têxtil catarinense. Para isso, foi realizado um estudo de caso, exploratório e descritivo, de abordagens quantitativa e qualitativa, com coleta de dados via aplicação de questionário e análise documental. Os dados foram analisados por meio de softwares (Excel e Minitab), além da análise guiada pelo framework dos “4 I’s”. Como resultados, constatou-se que o ambiente do CCQ oportuniza a aprendizagem nos níveis individual, grupal e organizacional e que não há diferença no nível de percepção entre os perfis de respondentes no contexto estudado.

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Biografia do Autor

Rugles Carpiné Fodra, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Joinville, SC, Brasil

Mestre em Engenharia de Processos 

Programa de Pós Graduação em Engenharia de Processos

Universidade da Região de Joinville

Fábio da Silva Alano, Universidade da Região de Joinville

Mestre em Engenharia de Processos 

Programa de Pós Graduação em Engenharia de Processos

Universidade da Região de Joinville

Denise Abatti Kasper Silva, Universidade da Região de Joinville

Docente Titular do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos - Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE.

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Publicado

15-03-2021

Como Citar

Fodra, R. C., Alano, F. da S., & Silva, D. A. K. (2021). Contribuição do círculo de controle de qualidade (CCQ) à aprendizagem organizacional: evidências em uma indústria têxtil catarinense. Revista Produção Online, 21(1), 1–27. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v21i1.4072

Edição

Seção

Artigos