Contribuição do círculo de controle de qualidade (CCQ) à aprendizagem organizacional: evidências em uma indústria têxtil catarinense
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v21i1.4072Palavras-chave:
Aprendizagem Organizacional. Círculo de Controle de Qualidade. Modelo “4 I’s”, Grupos de Trabalho. Indústria Têxtil.Resumo
A busca por vantagens competitivas obriga as empresas a trabalharem com uma gestão voltada para a melhoria contínua. Neste cenário, crescente são as organizações que adotam ferramentas como o Círculo de Controle de Qualidade (CCQ), buscando também compreender a Aprendizagem Organizacional (AO) como fator de diferenciação. Conhecido como um modelo onde profissionais trabalham em grupo, o CCQ contribui para desenvolver melhorias. Quanto a AO, Crossan, Lane e White (1999) desenvolveram o modelo “4 I’s”, onde AO ocorre por meio dos processos de intuição, interpretação, integração e institucionalização, nos níveis individual, grupal e organizacional. Este trabalho analisou as contribuições do CCQ à aprendizagem nos níveis individual, grupal e organizacional, percebidas pelos participantes do programa de uma indústria têxtil catarinense. Para isso, foi realizado um estudo de caso, exploratório e descritivo, de abordagens quantitativa e qualitativa, com coleta de dados via aplicação de questionário e análise documental. Os dados foram analisados por meio de softwares (Excel e Minitab), além da análise guiada pelo framework dos “4 I’s”. Como resultados, constatou-se que o ambiente do CCQ oportuniza a aprendizagem nos níveis individual, grupal e organizacional e que não há diferença no nível de percepção entre os perfis de respondentes no contexto estudado.
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