Análise de desempenho dos serviços de uma microempresa sob a perspectiva da estratégia de operações

Autores

  • Alan Barreto Santos
  • Richard Andres Estombelo Montesco Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v20i3.4052

Palavras-chave:

Estratégia de operações. Mapeamento de processos. Matriz IPA. Microempresa. Sistema de indicadores de desempenho.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o desempenho, no âmbito operacional, de uma microempresa prestadora de serviços de instalação elétrica, automação residencial e predial, de modo a proporciona-la o direcionamento para a busca do alinhamento da estratégia de operações com a estratégia do negócio. Uma estrutura metodológica foi proposta, sendo composta sequencialmente pelo: mapeamento de processos; análise de importância e desempenho a partir da aplicação da matriz IPA; construção da matriz de relação; e proposição de um sistema de indicadores e plano de ação. Este estudo permitiu a identificação de um conjunto de fatores pelos quais os clientes avaliam o desempenho da empresa, além de sua avaliação em relação a estes fatores. Destaca-se o bom desempenho no fator conformidade, apesar do baixo desempenho em um conjunto de outros fatores, destacando dentre estes o fator preço. Um dos indicadores propostos possibilitou explicitar o desempenho negativo da empresa no ano analisado, e a partir da utilização de algumas ferramentas da qualidade, foi possível elaborar um plano de ação para que a empresa possa utilizar como ponto de partida na busca por melhorias em diferentes contextos do negócio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAGGIO, A.F.; BAGGIO, D.K. Empreendedorismo: conceitos e definições. Rev. de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, v. 1, n. 1, p. 25-38, 2014. https://doi.org/10.18256/2359-3539/reit-imed.v1n1p25-38

BALDAN, Roquemar de Lima; VALLE, Rogério; SILVA, Humberto Pereira da. Gerenciamento de processos de negócios: BPM – Business Process Management. – 2. ed. – São Paulo: Érica, 2007.

BRASIL. Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LCP/Lcp123.htm Acesso em: 10 out. 2017.

BRASIL. Lei Complementar nº 155, de 27 de outubro de 2016. 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LCP/Lcp155.htm Acesso em: 10 out. 2017.

CARPINETTI, L.C.R. Gestão de qualidade: conceitos e técnicas . São Paulo: Atlas, 2010.

CORRÊA, H.L.; CAON, M. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. São Paulo: Atlas, 2002.

DIAZ, S.L.V. Indicadores de desempenho e gestão empresarial. Porto Alegre: SEBRAE/RS, 2007.

FATOKI, Olawale. The Causes of the Failure of New Small and Medium Enterprises in South Africa. Mediterranean Journal of Social Sciences, v. 5, n. 20, p. 922-927, 2014. https://doi.org/10.5901/mjss.2014.v5n20p922

FERREIRA, L.F.F.; OLIVA, F.L.; SANTOS, S.A.; GRISI, C.C.H.; LIMA, A.C. Análise quantitativa sobre a mortalidade precoce de micro e pequenas empresas da cidade de São Paulo. Gestão da produção, São Carlos, v. 19, n. 4, p. 811-823, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/gp/v19n4/a11v19n4.pdf . Acesso em: 08 dez. 2019. https://doi.org/10.1590/S0104-530X2012000400011

FREITAS, A.L.P.; MORAIS, A.S.C. Análise importância desempenho aplicada á avaliação da qualidade em serviços bancários. Florianópolis: Revista produção online, v. 12, n. 4, p. 1131-1161, 2012. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i4.1016

GEM. Empreendedorismo no Brasil 2015: relatório executivo. Disponível em: http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/c6de907fe0574c8ccb36328e24b2412e/$File/5904.pdf Acesso em: 08 dez. 2016.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

IBGE. COORDENAÇÃO DE SERVIÇOS E COMÉRCIO. As micro e pequenas empresas comerciais e de serviços no Brasil 2001. Rio de Janeiro: IBGE, 2003. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/microempresa/ Acesso em: 12 dez. 2016.

IBGE. Pesquisa anual de serviços 2015 – PAS. 2015. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/150/pas_2015_v17_informativo.pdf Acesso em: 05 out. 2017.

IBPT. Causas de desaparecimento das micro e pequenas empresas. 2013, p. 1-4. Disponível em: http://www.ibpt.com.br/img/uploads/novelty/estudo/701/CausasDeDesaparecimentoDasMicrosEPequenasEmpresas.pdf Acesso em: 08 dez. 2016.

JOHNSTON, Robert; CLARK, Graham. Administração de operações de serviço. São Paulo: Atlas, 2002.

KAPLAN, R.S.; NORTON, D.P. A estratégia em ação: balanced scorecard. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

KASMIER, L. Estatística aplicada à administração e economia. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.

LISBOA, Maria da Graça Portela. Design e qualidade: uma análise do processo produtivo de ourivesaria. 2009. 161f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.

MARTILLA, J. A., JAMES, J. C. Importance-performance analysis. Journal of

Marketing, n. 9, p. 41-77, 1977. https://doi.org/10.2307/1250495

PAIVA, Ely Laureano; CARVALHO JÚNIOR, José Mário de; FENSTERSEIFER, Jaime Everaldo. Estratégia de produção e operações. Porto Alegre: Bookman, 2004.

PAVANI JÚNIOR, O.; SCUCUGLIA, R. Mapeamento e gestão por processos: BPM. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda, 2011.

PRADANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf Acesso em: 21 maio de 2017.

RECEITA DA FAZENDA. O que é o simples nacional. Disponível em: https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Documentos/Pagina.aspx?id=3 Acesso em: 07dez. 2016.

SEBRAE, UGE. Participação das micro e pequenas empresas na economia brasileira. Brasília: Sebrae, 2014. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Estudos%20e%20Pesquisas/Participacao%20das%20micro%20e%20pequenas%20empresas.pdf Acesso em: 12 dez. 2016.

SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

VIEIRA, MARIO LÉDIO. A contribuição das micro e pequenas empresas para a redução da pobreza no brasil. Fortaleza: UFC, 2007. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/5621/1/2007_dissert_mlvieira.pdf. Acesso em: 09 dez. 2016.

Publicado

30-09-2020

Como Citar

Santos, A. B., & Montesco, R. A. E. (2020). Análise de desempenho dos serviços de uma microempresa sob a perspectiva da estratégia de operações. Revista Produção Online, 20(3), 1056–1087. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v20i3.4052

Edição

Seção

Artigos