Qualidade em serviços públicos de saúde: uma avaliação da estratégia saúde da família

Autores

  • Angela Weber Righi UFSM
  • Alberto Souza Schmidt UFSM
  • Jonas Cardona Venturini UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i3.405

Palavras-chave:

Avaliação da qualidade em serviços, Escala SERVQUAL, Saúde pública, Estratégia Saúde da Família.

Resumo

Esta pesquisa objetivou avaliar a qualidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) através da mensuração da satisfação dos usuários em relação aos serviços prestados, identificando a relação entre esta satisfação e a percepção da qualidade pelos funcionários. Sendo assim, caracteriza-se como um estudo de caso, descritivo e quantitativo, desenvolvido junto a 606 usuários e 39 profissionais pertencentes a cinco unidades da ESF em um município da Região Central do Rio Grande do Sul, através de questionários baseados na Escala SERVQUAL. Como resultado obteve-se uma avaliação negativa da ESF por ambos os atores: usuários mostram-se insatisfeitos e profissionais caracterizam como inaceitável a qualidade dos serviços. Torna-se importante destacar que nenhum ponto foi avaliado como satisfatório ou de qualidade excelente. Este estudo contribuiu para análise e reorganização das práticas utilizadas atualmente pela ESF na prestação de seus serviços, tendo os aspectos aqui identificados como norteadores de ações de melhoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Weber Righi, UFSM

Fisioterapeuta (UFSM) com especialização em Fisioterapia do Trabalho (CBES) e mestrado em Engenharia de Produção (UFSM).

Alberto Souza Schmidt, UFSM

Professor Dr. do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria (PPGEP/UFSM).

Jonas Cardona Venturini, UFRGS

Doutarando em Adminsitração de Empresas pelo Programa Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/UFRGS).

Publicado

26-08-2010

Como Citar

Righi, A. W., Schmidt, A. S., & Venturini, J. C. (2010). Qualidade em serviços públicos de saúde: uma avaliação da estratégia saúde da família. Revista Produção Online, 10(3), 649–669. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i3.405

Edição

Seção

Artigos