Sustentabilidade em shoppings centers: a fusão entre uma ferramenta de marketing verde e uma estratégia de vantagem competitiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v20i3.4049

Palavras-chave:

Shopping Center. Eficiência energética. Eficiência Operacional. Produção Mais Limpa.

Resumo

A pesquisa tem por objetivo identificar as práticas de eficiência operacional adotadas por um shopping center da Região Metropolitana do Recife - PE, correlacionando-as como uma ferramenta estratégica de marketing verde para obtenção de vantagem competitiva. Foi utilizada a observação direta sistemática e o método de entrevista não-estruturada. Os resultados mostraram que, em tal empreendimento, as questões ambientais tornaram-se um estímulo para a inovação tecnológica, em processos e no aprimoramento das técnicas de gerenciamento. Tais aspectos estão em sintonia com o que preconiza a literatura da área, a qual descreve que as empresas que investem em ações de vanguarda enxergam no segmento verde oportunidades para o desenvolvimento de produtos e tecnologias inovadoras, que podem resultar em vantagem competitiva lastreada pela eficiência operacional. Conclui-se que as práticas utilizadas pelo shopping correspondem a uma estratégia de processo produtivo mais limpo (P+L), que pode ser visto como uma atitude de proatividade em relação à eficiência no uso dos recursos de produção, configurando, dessa forma, uma vantagem competitiva sustentável.

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Biografia do Autor

Kaique Dias Bento, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Discente do Doutorado em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

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Publicado

30-09-2020

Como Citar

Bento, K. D. (2020). Sustentabilidade em shoppings centers: a fusão entre uma ferramenta de marketing verde e uma estratégia de vantagem competitiva. Revista Produção Online, 20(3), 993–1016. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v20i3.4049

Edição

Seção

Artigos