Precificação de fretes rodoviários via modelos paramétricos

Autores

  • Luísa Maia Coppe PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
  • Diego Augusto Diniz PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
  • Vyctor Henrique de Carvalho PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
  • Lívia Martins da Costa Furtado Pimentel Departamento de Engenharia de Produção, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas, Belo Horizonte, MG

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v20i4.4021

Palavras-chave:

Transporte rodoviário. Logística. Precificação. Regressão Linear Múltipla.

Resumo

O transporte pode representar, dentro da estrutura de custos dos produtos, até 60% do seu valor total. No Brasil o modal rodoviário é o mais utilizado, configurando 61% dos fretes realizados. A precificação do transporte rodoviário, no entanto, não é um processo trivial por envolver variáveis que vão além dos custos básicos da atividade. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um modelo de precificação de fretes com maior grau de precisão e tempo de resposta reduzido, utilizando técnicas de regressão linear múltipla. O estudo é aplicado a uma empresa de operação logística cujo modelo de negócios é a conexão entre o transportador e o demandante do frete. O modelo de precificação desenvolvido obteve um coeficiente de determinação de 16R2=0,9966"> . Isto é, um modelo altamente explicativo, visto que explica 99,66% da variabilidade dos valores de fretes observados. As variáveis preditoras que compõem o modelo são: distância, custo do motorista, tipo de cliente, valor da nota fiscal, origem e destino. Com o modelo desenvolvido, as variáveis tiveram seu peso estatisticamente calculado, conferindo automatização ao processo e tornando mais ágil a rotina dos analistas da empresa.

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Publicado

21-12-2020

Como Citar

Coppe, L. M., Diniz, D. A., Carvalho, V. H. de, & Pimentel, L. M. da C. F. (2020). Precificação de fretes rodoviários via modelos paramétricos. Revista Produção Online, 20(4), 1214–1237. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v20i4.4021

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