Modelagem da previsão de vendas de uma unidade agrícola produtora de bananas em Missão Velha (CE)

Jaqueline de Jesus Lima, Mauro Macedo de Oliveira

Resumo


A importância de planejar as necessidades futuras surge das exigências dos processos decisórios, uma vez que todos os negócios estão suscetíveis a imprevistos e necessitam ter flexibilidade. No processo de realização do planejamento estratégico é de grande importância incluir a previsão de demanda para dimensionar a capacidade produtiva. Um estudo de previsão demanda foi desenvolvido numa empresa de 330 hectares que cultiva bananas prata e nanica, localizada na cidade de Missão Velha, estado do Ceará. Este trabalho consiste numa pesquisa explicativa com abordagem quantitativa, onde inicialmente foram levantados os dados históricos de vendas e em seguida verificados seus comportamentos a partir de testes estatísticos. Foi escolhida a banana prata pela sua representatividade para a empresa. Identificou-se comportamentos de tendência e sazonalidade. Após essa constatação aplicou-se os métodos ARIMA e Holt-Winters a fim de identificar o método que melhor se adequava, com o intuito de evitar desequilíbrios entre a equipe de produção e comercial. O método que apresentou os melhores resultados foi o ARIMA (1,1,1), tendo como critério para a validação o MAD, MAPE e MSD.

Palavras-chave


Previsão de demanda; Planejamento e controle da produção; Bananicultura

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DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v20i3.4012

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